Regulador italiano proíbe temporariamente ChatGPT

  • Joana Abrantes Gomes
  • 31 Março 2023

Autoridade italiana para a proteção de dados bloqueou a ferramenta de inteligência artificial alegando violações de privacidade e falta de controlo do acesso de menores de idade.

A Autoridade Italiana para a Proteção de Dados (GPDP, na sigla em italiano) ordenou esta sexta-feira o bloqueio temporário do ChatGPT, anunciando ao mesmo tempo a abertura de uma investigação por suspeitas de violação das regras de recolha de dados pela OpenAI, empresa responsável pela ferramenta de inteligência artificial.

A decisão tem “efeito imediato” e resulta na “limitação temporária do processamento de dados do utilizador italiano” em relação à aplicação da OpenAI, indicou o regulador italiano em comunicado.

Segundo a GPDP, não há “qualquer base legal que justifique a recolha e o armazenamento em massa de dados pessoais, com o objetivo de ‘treinar’ os algoritmos subjacentes ao funcionamento da plataforma”.

O regulador acusou também o ChatGPT, que é financeiramente apoiado pela Microsoft, de falhar na verificação da idade dos seus utilizadores, sendo que a ferramenta deve ser usada por pessoas a partir dos 13 anos.

A suspensão manter-se-á até que a OpenAI cumpra “os regulamentos” da proteção de dados que estão em vigor na União Europeia, acrescenta a GPDP.

A empresa norte-americana tem agora 20 dias para responder ao regulador italiano, caso contrário será aplicada uma multa de 20 milhões de euros ou será retido cerca de 4% das receitas anuais.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Regulador italiano proíbe temporariamente ChatGPT

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião