Marcelo garante que “nunca contactou TAP nem Governo” para alterar voo
Chefe de Estado garante que "nunca contactou a TAP, nem nenhum membro do Governo", para mudar o voo de Maputo para Lisboa, sublinhando que a viagem foi "tratada pela agência de viagens habitual".
O Presidente da República assegura que a viagem a Moçambique, realizada em março de 2022, foi “tratada pela agência de viagens habitual”, referindo que “nunca contactou a TAP, nem nenhum Membro do Governo”, para mudar o seu voo e que, “se tal aconteceu, terá sido por iniciativa da agência de viagens”.
“O Presidente da República deslocou-se a Moçambique em março de 2022. A viagem foi tratada pela agência de viagens habitual, que terá feito várias diligencias e acabou por encontrar uma alternativa com a TAAG, via Luanda, no dia 23, mas o regresso de Moçambique acabou por se verificar a 21 de março de 2022, num voo regular da TAP (TP182)”, adiantou fonte oficial da Presidência à RTP, em resposta a perguntas colocadas pela estação pública.
A reação surge depois de a CEO demissionária da TAP ter revelado na comissão parlamentar de inquérito que o antigo secretário de Estado das Infraestruturas, Hugo Mendes, a terá pressionado a mudar o voo do Chefe de Estado, que alegadamente precisava de ficar mais dois dias em Maputo. Christine Ourmières-Widener garantiu que confirmou “se era um pedido que vinha diretamente da Presidência ou se era outra pessoa a pedir isso, sem confirmar que era algo que vinha diretamente da Presidência”, sublinhando que não cedeu e que Marcelo Rebelo de Sousa acabou por arranjar uma alternativa.
Agora, fonte oficial da Presidência da República vem esclarecer que “nunca contactou a TAP, nem nenhum Membro do Governo sobre tal assunto“, sublinhando ainda que “nunca solicitou a alteração do voo da TAP” e que “se tal aconteceu terá sido por iniciativa da agência de viagens”.
Além disso, o Chefe de Estado adianta ainda que tomou “conhecimento” desta situação a “11 de fevereiro de 2002, quando a CEO da TAP perguntou ao Chefe da Casa Civil”, num jantar no Eliseu, a convite do Presidente francês Emmanuel Macron, se Marcelo Rebelo de Sousa “tinha solicitado a mudança do voo da TAP de 24 de março, o que foi imediatamente desmentido”.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Marcelo garante que “nunca contactou TAP nem Governo” para alterar voo
{{ noCommentsLabel }}