Montenegro acusa Costa de fugir às responsabilidades nas polémicas da TAP
Presidente do PSD considera que o primeiro-ministro fugiu às responsabilidades na polémica mais recente relativa à TAP. António Costa deve ponderar se “está capaz de continuar a governar Portugal”.
O líder do PSD, Luís Montenegro, acusou o primeiro-ministro António Costa de fugir às responsabilidades, após este último afirmar que teria obrigado “na hora” à demissão do ex-secretário de Estado Hugo Mendes se tivesse sabido do email que o ex-governante enviou à presidente executiva da TAP, sugerindo a alteração de um voo onde iria seguir o Presidente da República.
“Só acha isto gravíssimo? Então fazer reunião entre CEO, PS e Governo para preparar audição, ter ministro e ex-ministro a faltar à verdade, ser o Governo a preparar as respostas da TAP, isso é tudo normal? Isto não é habilidade, é fuga às responsabilidades“, escreveu esta segunda-feira o líder da oposição no Twitter.
Tweet from @LMontenegroPSD
Luís Montenegro referia-se à reação do primeiro-ministro, transmitida em resposta à Lusa na manhã desta segunda-feira, antes de partir para uma visita de dois dias à Coreia do Sul, depois de questionado sobre o teor do polémico email do agora ex-secretário de Estado das Infraestruturas, que se tornou público na comissão parlamentar de inquérito sobre a gestão da TAP.
António Costa referiu que “não conhecia” esse e-mail “e, se tivesse conhecido, teria obrigado o ministro [das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos] a demiti-lo, na hora”. “É gravíssimo do ponto de vista da relação institucional com o Presidente da República e inadmissível no relacionamento que o Governo deve manter com as empresas públicas”, acentuou.
Costa deve ponderar se “está capaz de continuar a governar Portugal”
Já o vice-presidente do PSD, Miguel Pinto Luz, desafiou o primeiro-ministro a ponderar se tem condições para continuar a governar e pediu-lhe que “abra uma exceção” e esclareça as polémicas sobre a TAP apesar de estar no estrangeiro.
Em declarações à Lusa, Miguel Pinto Luz criticou a forma como António Costa “fala de forma ligeira de assuntos sérios de Estado à entrada para um avião, para depois sair do país e estar mais uns dias em silêncio”.
Pinto Luz criticou ainda o facto de o primeiro-ministro ter respondido a um tema “muito específico, fugindo a todos os outros temas que vieram a lume na semana passada”.
(Notícia atualizada às 13h05 com declarações de Miguel Pinto Luz)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Montenegro acusa Costa de fugir às responsabilidades nas polémicas da TAP
{{ noCommentsLabel }}