TAP: Hugo Mendes alterou depoimento à Inspeção Geral de Finanças após Pedro Nuno encontrar mensagem

  • ECO
  • 25 Janeiro 2023

Ex-secretário de Estado colocou adenda a indicar que a comunicação com o ministro foi escrita e não verbal e foi concreta sobre o valor em causa.

O antigo secretário de Estado das Infraestruturas, Hugo Mendes, que se demitiu em conjunto com Pedro Nuno Santos, alterou o testemunho à Inspeção Geral de Finanças (IGF) sobre a indemnização paga pela TAP a Alexandra Reis depois de o ex-ministro ter encontrado as mensagens que provam ter tido conhecimento e autorizado o montante da indemnização, avança o Expresso (acesso condicionado).

Hugo Mendes, que foi ouvido na IGF na passada quarta-feira, 18, estaria alinhado com a versão dos acontecimentos contada pelo ex-ministro Pedro Nuno Santos, de que apenas sabia que tinha havido acordo e que a compensação remuneratória era bastante menor do que estava inicialmente em cima da mesa. Pedro Nuno Santos não saberia do valor e a conversa tinha sido verbal. No entanto, a CEO da TAP, disse na audição no Parlamento ter autorização por escrito, o que desencadeou a recuperação do histórico de mensagens.

Pedro Nuno Santos terá então encontrado a troca de mensagens de telemóvel sobre o assunto, como anunciou num comunicado na quinta-feira. Com esta descoberta, Hugo Mendes percebeu que teria de corrigir a declaração feita à IGF, com uma adenda a indicar que a comunicação com o ministro foi escrita e não verbal e foi concreta sobre o valor em causa.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

TAP: Hugo Mendes alterou depoimento à Inspeção Geral de Finanças após Pedro Nuno encontrar mensagem

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião