Aumento de queixas no setor privado é motivo de preocupação, diz ministro da Saúde
Um estudo indicou que, no primeiro trimestre de 2023, foram registadas no Portal da Queixa 1.298 reclamações relacionadas com a área da Saúde, um aumento de 62% face a igual período de 2019.
O ministro da Saúde, Manuel Pizarro, considerou esta segunda-feira que o aumento do número de queixas dos utentes, sobretudo no setor privado, é motivo de preocupação, pois ele não tutela apenas o serviço público de saúde.
“Limito-me a constatar que as queixas, como disse, aumentaram, sobretudo, no setor privado. Mas isso, para mim, não é um motivo de satisfação, é um motivo de preocupação: sou ministro da Saúde, não sou apenas ministro do serviço público de saúde”, alegou.
No final de uma reunião com a Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), que decorreu esta tarde em Coimbra, Manuel Pizarro foi questionado pelos jornalistas sobre o aumento das queixas dos utentes, noticiado esta segunda-feira pela comunicação social, tendo por base dados do Portal da Queixa.
“As pessoas são mais exigentes e acho que uma grande parte disto resulta das dificuldades dos anos da pandemia. Foram anos em que o sistema de saúde, o público e o privado foram submetidos a um grande stress e precisamos agora, deste ano de 2023, para ver se conseguimos reequilibrar a nossa capacidade de resposta às pessoas”, alegou.
Um estudo divulgado a semana passada indicou que, no primeiro trimestre de 2023, foram registadas no Portal da Queixa “1.298 reclamações relacionadas com a área da Saúde, um crescimento na ordem dos 62% em comparação com o mesmo período de 2019, ano de pré-pandemia, onde se registaram 806 queixas contra o setor da saúde”.
“Os dados analisados aos serviços prestados por hospitais públicos e privados, centros de saúde e clínicas médicas revelam que o sistema privado é o mais visado, ao ser alvo de 480 reclamações durante o primeiro trimestre, registando uma variação de crescimento de 220%, em relação ao mesmo período de 2019, onde registou apenas 150 queixas”, referiu.
Segundo aquela plataforma dirigida aos consumidores, no sistema público, “observa-se a mesma tendência”, com uma subida “na ordem dos 28,41%, com 352 reclamações em 2019 e, este ano, a recolher 452 queixas”.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Aumento de queixas no setor privado é motivo de preocupação, diz ministro da Saúde
{{ noCommentsLabel }}