Hoje nas notícias: Salários na bolsa, Fisco e médicos de família
Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.
Os líderes das empresas cotadas no principal índice da bolsa de Lisboa auferiam, em média, 36 vezes mais do que os seus funcionários no ano passado. Um tribunal arbitral chumbou o entendimento do Fisco que, quando calcula os 5% da coleta de IRS que vai para as câmaras e estas podem devolver aos residentes, não leva em conta todos os rendimentos. O Ministério da Saúde vai abrir todas as vagas disponíveis para médicos de família. Conheça estas e outras notícias em destaque na imprensa nacional esta sexta-feira.
CEO do PSI ganham 36 vezes mais do que os trabalhadores
Em 2012, ano de intervenção da troika, os CEO das empresas cotadas no PSI ganhavam, em média, 20 vezes mais do que os seus trabalhadores. Dez anos depois, este fosso salarial (pay gap) agravou-se, com as remunerações dos líderes destas empresas a serem 36 vezes maiores do que o vencimento médio bruto anual dos funcionários que empregam. A Jerónimo Martins e a Sonae lideram esta disparidade.
Leia a notícia completa no Expresso (acesso pago).
Fisco estará a calcular mal benefício fiscal dos municípios
O Centro de Arbitragem Administrativa ditou que o Fisco, ao contabilizar o benefício fiscal dos municípios nas liquidações do IRS — que se aplica quando as autarquias prescindem, a favor dos seus residentes, da parcela de 5% da coleta de IRS a que têm direito –, deve ter em conta não só os rendimentos englobados e tributados às taxas progressivas de IRS, mas também os restantes, ainda que não englobados e alvo de taxas especiais de imposto.
Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago).
Ministério da Saúde vai abrir mais de 900 vagas para médicos de família
O Ministério da Saúde vai abrir todas as vagas disponíveis para contratar médicos de família. Serão mais de 900 profissionais que poderão ser recrutados nos próximos meses “em todos os locais onde falta um médico de família”, refere o ministro da tutela, Manuel Pizarro, em entrevista ao Público. O governante adianta ainda que vai pagar mais aos profissionais onde os utentes não têm médicos de família.
Leia a entrevista completa no Público (acesso pago).
Portugal é a 13.ª economia mais lenta do mundo
Portugal é a 13.ª economia mais lenta do mundo: entre 1999 e 2028, a economia portuguesa acumula um crescimento de apenas 42,1%, o que corresponde a uma taxa média anual na ordem dos 1,2%, revelam as previsões do Fundo Monetário Internacional. Na União Europeia, apenas dois países têm pior desempenho que o português nestes 30 anos: Itália (17,3%) e Grécia (24,3%). Entre os PIB mais lentos que o português estão países que enfrentaram (ou ainda enfrentam) situações de guerra ou conflitos armados, como é o caso da Líbia ou do Iémen.
Leia a notícia completa no Expresso (acesso pago).
Ordem para acertar contas com Alexandra Reis só surgiu após denúncia do chairman
Foi no dia em que o ex-presidente do Conselho de Administração da TAP, Manuel Beja, esteve na comissão de inquérito da companhia aérea que a Direção-Geral do Tesouro e das Finanças respondeu ao pedido de informação da TAP para acertar a devolução da indemnização a Alexandra Reis. A ex-administradora da companhia aérea vai devolver grande parte dos 500 mil euros recebidos.
Leia a notícia completa no Jornal Económico (acesso pago).
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Hoje nas notícias: Salários na bolsa, Fisco e médicos de família
{{ noCommentsLabel }}