Walk Talks. Preconceito não é sobre o outro, é sobre nós

  • Trabalho
  • 14 Abril 2023

Uma conversa, enquanto se caminha, que se repete todas as semanas aqui na Pessoas. Bem vindos à Walk Talks.

“Tendemos a pensar que o preconceito é sobre o outro. Mas não. Preconceito é sobre nós”, afirma Nuno Santos Fernandes. Admitindo que é “praticamente impossível” não termos preconceitos, o partner e mentor da Walking Mentorship diz que o primeiro passo é reconhecê-lo, em vez que fingirmos que não os temos (esse é, para si, o pior erro).

João Perre Viana, também partner e mentor da Walking Mentorship, acrescenta ainda aquele que lhe parece ser um sinal importante para percebermos se estamos a entrar no domínio do preconceito: a repetida utilização de linguagem absoluta, ou seja, os ‘nunca’, ‘sempre’, ‘completamente’, ‘totalmente’, ‘absolutamente’ e por aí fora. “Normalmente dá sinal de ‘atenção, se calhar estou a cair nesta tentação'”, refere.

O Walk Talks desta semana é sobre o preconceito, e a sugestão é o livro “Born to Walk: The Transformative Power of a Pedestrian Act”, de Dan Rubinstein.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Walk Talks. Preconceito não é sobre o outro, é sobre nós

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião