IGCP cancela dois leilões de dívida de curto prazo
As duas operações estavam planeadas para 19 de abril e 17 de maio, e tinham um montante indicativo global de 1.250 milhões de euros.
A Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública (IGCP), liderada por Miguel Martín, anunciou esta sexta-feira que cancelou dois leilões de Bilhetes do Tesouro, que estavam agendados para 19 de abril e 17 de maio.
A operação que estava planeada para 19 de abril seria realizada sobre a linha de Bilhetes do Tesouro BT15MAR2024, que atualmente está a negociar no mercado secundário com uma yield de 2,92%, e apresentava um montante indicativo de 500 milhões de euros.
Para o leilão de 17 de maio, o IGCP tinha a intenção de colocar no mercado 750 milhões de euros através do lançamento de uma nova linha de Bilhetes do Tesouro a 12 meses.
No final do mês passado, no seguimento da divulgação do Programa de Financiamento da República Portuguesa para 2023 para o segundo trimestre, o IGCP revelou que “o financiamento líquido através de Bilhetes de Tesouro espera-se que registe um decréscimo, de uma estimativa inicial de 4,3 mil milhões de euros para uma variação líquida de zero em 2023.”
No mesmo documento, o IGCP revelava já um financiamento líquido de Bilhetes do Tesouro no primeiro trimestre negativo de 200 milhões e euros.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
IGCP cancela dois leilões de dívida de curto prazo
{{ noCommentsLabel }}