Dívida pública sobe 3,2 mil milhões em janeiro, maior aumento em dois anos

Endividamento público teve maior aumento em dois anos. Certificados de Aforro explicam subida em janeiro.

Depois de três meses a cair, a dívida pública voltou a aumentar no início deste ano. Subiu 3,2 mil milhões de euros em janeiro, naquele que foi o maior aumento em dois anos. Certificados de Aforro ajudam a explicar subida.

O endividamento público atingiu os 275,8 mil milhões no final do primeiro mês ano, de acordo com os dados divulgados esta segunda-feira pelo Banco de Portugal.

“Esta evolução refletiu o aumento das responsabilidades em depósitos (1,7 mil milhões de euros), com as emissões de Certificados de Aforro a ascenderem a 2,6 mil milhões de euros“, explica o supervisor liderado por Mário Centeno.

Adicionalmente, o ano arrancou com emissões líquidas de títulos de dívida na ordem dos 1,3 mil milhões de euros, enquanto os empréstimos obtidos aumentaram mil milhões, acrescenta o Banco de Portugal.

Dívida pública sobe

Fonte: Banco de Portugal

Os depósitos das administrações públicas aumentaram 4,2 mil milhões de euros. Deduzida desses depósitos, a dívida pública líquida subiu mil milhões de euros em janeiro, atingindo os 258,1 mil milhões.

O peso da dívida pública em função da riqueza produzida pelo país aliviou em 2022. O rácio da dívida caiu para 113,9% do Produto Interno Bruto (PIB) em dezembro do ano passado, uma queda de 11,5 pontos percentuais em relação ao final de 2021. Em termos líquidos, o rácio baixou mais de 10 pontos percentuais em 2022 para os 108,1% do PIB.

A dívida pública traduz o nível de endividamento das administrações públicas e compreende as suas responsabilidades face aos restantes setores residentes da economia e do resto do mundo.

(Notícia atualizada às 11h41)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Dívida pública sobe 3,2 mil milhões em janeiro, maior aumento em dois anos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião