Fundo soberano saudita dobra participação na petrolífera Saudi Aramco para 8%
O fundo soberano da Arábia Saudita duplicou a participação na petrolífera Aramco para 8%, após a transferência de uma nova tranche de ações para uma empresa detida pelo Fundo de Investimento Público.
O fundo soberano da Arábia Saudita duplicou a sua participação na gigante petrolífera Aramco para 8%, após a transferência de uma nova tranche de ações para uma empresa totalmente detida pelo Fundo de Investimento Público (PIF).
Segundo avança este domingo a agência oficial de notícias SPA, o príncipe herdeiro, Mohammed bin Salman, anunciou a “transferência de 4% das ações da Saudi Aramco pertencentes ao Estado para a Saudi Arabian Investment Company (Sanabil Investments), uma sociedade 100% detida pela PIF”.
O mesmo número de ações tinha já sido transferido no ano passado para o PIF, representando, na altura, 80.000 milhões de dólares (cerca de 73.000 milhões de euros.
A gigante petrolífera saudita Saudi Aramco registou em 2022 lucros recorde de 161.000 milhões de dólares (146.000 milhões de euros) em 2022, obtidos graças à alta dos preços do crude.
No relatório anual divulgado em março passado, a empresa sublinhou que o lucro representava “o maior de sempre”, devendo-se ao aumento dos preços da energia registado na sequência da invasão russa da Ucrânia, em 24 de fevereiro de 2022, que trouxe sanções e a limitação da venda de petróleo e gás russo nos mercados ocidentais.
No documento, a Aramco disse esperar aumentar a produção para aproveitar a procura do mercado, permitindo financiar os planos do príncipe herdeiro saudita, Mohammed bin Salman, para desenvolver paisagens urbanas futuristas para afastar a Arábia Saudita do petróleo.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Fundo soberano saudita dobra participação na petrolífera Saudi Aramco para 8%
{{ noCommentsLabel }}