Saudi Aramco desafia os céticos e atinge avaliação de dois biliões no segundo dia em bolsa

Ações da petrolífera saudita valorizaram quase 5% no segundo dia em bolsa, aceleração que lhe permite atingir uma avaliação de mercado de dois biliões de dólares.

A Saudi Aramco volta a brilhar em bolsa pelo segundo dia, atingindo a meta dos dois biliões de dólares de avaliação, consolidando o estatuto da empresa mais valiosa dos mercados e desafiando os céticos que questionam o real valor da petrolífera saudita.

As ações da Aramco chegaram a valorizar quase 10% na segunda sessão na bolsa de Riade, mas acabaram por fecharam as negociações com um ganho de 4,55% para os 36,80 riais.

A subida acontece depois dos ganhos de 10% na primeira sessão, e levou a cotação a distanciar-se assim dos 32 riais a que entraram em bolsa através da maior Oferta Pública Inicial (IPO) de sempre nos mercados. Esta permitiu ao Governo saudita angariar 25,6 biliões de dólares, quantia que servirá para o Reino desenvolver outros setores e limitar a dependência do petróleo.

A petrolífera atinge também, assim, a tão ambicionada fasquia dos dois biliões de dólares por parte do Governo saudita e tida como irrealista pela maioria dos analistas.

Entretanto, os analistas da Bernstein iniciaram a cobertura das ações da Aramco e recomendaram aos clientes que vendam já, apontando para uma avaliação de 1,36 biliões de dólares, abaixo da avaliação de mercado atual.

A Saudi Aramco é a maior, e mais lucrativa empresa petrolífera do mundo, mas o tamanho não é tudo“, escreveram os analistas daquela casa de investimento, sinalizando o risco de um lento crescimento da sua receita líquida caso os preços do petróleo permaneçam baixos.

A nota de Bernstein diz ainda que a Aramco deveria negociar com desconto e não com prémio face às petrolíferas internacionais, com o corporate governance da empresa a ser apontado como “o principal risco para os investidores”, já que a Arábia Saudita deterá mais de 98% da empresa.

(Notícia atualizada às 17h com cotação de fecho)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Saudi Aramco desafia os céticos e atinge avaliação de dois biliões no segundo dia em bolsa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião