Bondalti lucrou 52 milhões em 2022, mais 172% que no ano anterior

A empresa química do grupo José de Mello registou uma subida de 172% nos lucros, em 2022, apesar de os custos energéticos terem aumentado 29%.

A gigante do setor da química industrial do grupo José de Mello registou um lucro de 52 milhões de euros em 2022, traduzindo-se num aumento de 172% quando comparado com o ano anterior (19 milhões de euros).

Segundo o comunicado divulgado esta terça-feira, num ano marcado pelo início da guerra na Ucrânia, a empresa registou um aumento de 29% dos custos energéticos. Ainda assim, a Bondalti revela que as vendas cresceram 34% para 595 milhões de euros, o que permitiu uma melhoria das margens operacionais. O EBITDA (lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização) atingiu os 103 milhões de euros (+66% face a 2021) e o resultado líquido 52 milhões de euros, o qual inclui 5 milhões de euros de mais valias de vendas de ativos não estratégicos.

O balanço indica, assim, que a empresa alcançou, no final de 2022, uma redução da dívida líquida de 112 para 69 milhões de euros, da qual mais de 90% se refere a taxa fixa.

A nota acrescenta que, no acumulado dos 12 meses de 2022, o investimento da gigante situou-se nos 16 milhões de euros, mais 45% que no ano anterior, na sua maioria afeto à modernização das infraestruturas industriais, com destaque para o início da reconversão da tecnologia de eletrólise no complexo industrial de Estarreja, cujo projeto global ascenderá a cerca de 40 milhões de euros.

A nota divulgada indica ainda que os resultados são reflexão de “uma forte dinâmica comercial, que permitiu a expansão para novos mercados e clientes”, bem como a “consolidação dos negócios do tratamento e reciclagem de águas e o aumento de produção” com a nova fábrica de cloro em Espanha e cuja operação teve início em 2019. Graças a esta unidade de produção, indica a empresa, a Bondalti tornou-se “no maior produtor ibérico de cloro”.

Além disso, tanto a área química como o negócio da água registaram importantes crescimentos nas suas vendas, respetivamente 32% e 36%, acrescenta a nota.

João de Mello, presidente da companhia, refere em comunicado que “os bons resultados alcançados”, “são demonstrativos da competitividade da Bondalti nos mercados internacionais”, realçando a capacidade da empresa de conseguir “navegar os tempos de turbulência que temos vivido, marcado por incrementos significativos no preço das matérias-primas e da energia.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Bondalti lucrou 52 milhões em 2022, mais 172% que no ano anterior

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião