“Inflação vai baixar bastante” este ano, diz Medina

  • ECO
  • 17 Abril 2023

O Ministro das Finanças afastou ainda o cenário de recessão da economia portuguesa este ano, apesar dos "tempos de grande incerteza".

Os preços vão começar a “estabilizar”, disse Fernando Medina, em entrevista à RTP1, antecipando que a “inflação vai baixar bastante” ao longo deste ano. “Há produtos em que se assistirá à diminuição dos preços”, disse, numa referência à entrada em vigor do IVA zero num cabaz de bens essenciais esta terça-feira, 18 de abril. Nas previsões do Programa de Estabilidade 2023-27, apresentado esta segunda-feira, o ministro das Finanças tinha apontado para uma taxa de inflação de 5,1% este ano e de 2% em 2027.

Mesmo em “tempos de grande incerteza”, o ministro das Finanças tem também a “confiança” que não haverá uma recessão da economia portuguesa em 2023. Com base neste cenário – economia a crescer 1,8% este ano –, Medina justificou a decisão de aumento extra dos pensionistas em 3,57% a partir de julho.

Só com os “recursos necessários” foi possível avançar com este medida, explicou o ministro, reiterando que é importante que o Governo seja “prudente” e não dê “um passo maior que as pernas”.

Durante a entrevista, Medina deixou ainda a promessa de que vai trabalhar para reduzir o IRS, sem se comprometer com qualquer data. “Só me posso comprometer com aquilo que posso cumprir”, disse. Para já, a prioridade passa por “apoiar os rendimentos das famílias” e dos pensionistas, repetiu, depois de lembrar que cerca de 8.000 milhões de euros foram já distribuídos pelas empresas e famílias.

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

“Inflação vai baixar bastante” este ano, diz Medina

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião