Ingleses da DS Smith investem 145 milhões na fábrica de papel de Viana do Castelo
Investimento do grupo britânico no Minho, apoiado por benefícios fiscais, aumenta capacidade produtiva de 400 para 428 mil toneladas, cria dez empregos e melhora o desempenho ambiental da fábrica.
A DS Smith, empresa de packaging, anunciou esta terça-feira um investimento de 145 milhões de euros para melhorar a fábrica de papel kraft em Viana do Castelo. O montante será usado para equipar a unidade fabril com algumas tecnologias avançadas de fabrico de papel, reconstruir a atual secção de prensas da máquina de papel e ainda reduzir as emissões de CO2.
O pacote de investimento plurianual nesta fábrica, que emprega 260 pessoas, incluirá a reconstrução da atual máquina de papel e a instalação de uma nova caldeira de recuperação, que irá permitir melhorar o desempenho ambiental e a eficiência operacional em 25% na produção do vapor.
Em declarações ao ECO, o diretor desta fábrica, que exporta 90% da produção, sobretudo para Espanha e para a Alemanha, adiantou que esteve investimento vai criar dez postos de trabalho. Questionado sobre os apoios públicos a este investimento, que vai aumentar a capacidade produtiva das atuais 400 mil para 428 mil toneladas, Mário Amaral respondeu apenas, sem quantificar, que a companhia terá direito a “benefícios fiscais”.
Conhecida anteriormente como Europac Kraft Viana, a fábrica de papel de Viana do Castelo foi adquirida pela DS Smith em 2018. O grupo inglês opera em 34 países e emprega cerca de 30 mil pessoas.
“Sendo uma das nossas maiores fábricas, a unidade de Viana do Castelo tem um enorme papel a desempenhar neste contexto e o investimento de 145 milhões de euros é prova do nosso compromisso de permanecer na vanguarda do mercado, e de liderar a corrida para as zero emissões líquidas na indústria do papel”, destaca, citado em comunicado, Niels Flierman, responsável pela direção de paper & recycling na DS Smith.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Ingleses da DS Smith investem 145 milhões na fábrica de papel de Viana do Castelo
{{ noCommentsLabel }}