Casa do Impacto investe até 100.000 euros no Café Joyeux. E não só

Além do Café-Escola Joyeux Cascais, o Programa de Investimento para o Impacto +PLUS investirá na Koiki, NoCode Institute, Matterpieces, Penylon by Circular Oceans e WeGuide.

O Programa de Investimento para o Impacto +PLUS, desenvolvido pela Casa do Impacto e pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa vai investir em seis startups, distribuindo 441 mil euros para o desenvolvimento e escala de projetos com propósito social e ambiente, inseridos em duas fases de negócio: testing (validação do impacto) e scaling (aumento do impacto). Só no Café-Escola Joyeux Cascais serão investidos até 100.000 euros.

“A Casa do Impacto continua a ter um papel muito ativo no desenvolvimento de programas e ferramentas que permitam aos empreendedores de impacto testar as suas soluções, num ambiente seguro, com acesso a capital semente e apoio não financeiro. Ao longo dos últimos quatro anos e meio, disponibilizámos mais de quatro milhões de euros em investimento para fazer crescer o ecossistema de impacto – um montante muito relevante que preenche uma lacuna evidente do setor, onde o acesso ao capital para projetos early stage é muito escasso”, afirma Inês Sequeira, diretora da Casa do Impacto.

“Prova disso é o número de projetos candidatos ao Fundo +PLUS, que pelo segundo ano ultrapassa os 170, bem como a qualidade e maturidade dos mesmos. Estamos, por isso, muito entusiasmados para trabalhar com este grupo de seis startups investidas, para testarem e escalarem as suas soluções, tanto pelo cariz inovador das soluções como pelas suas áreas de atuação e públicos a que se dirigem”, acrescenta, em comunicado.

Além do Café-Escola Joyeux Cascais, o Programa de Investimento para o Impacto +PLUS investirá em outros cinco negócios de impacto. É o caso da Koiki, NoCode Institute, Matterpieces, Penylon by Circular Oceans e WeGuide.

Os que se encontram na fase de testing — Matterpieces, Penylonby Circular Ocean e WeGuide — receberão uma injeção até 50.000 euros de investimento por projeto. Os restantes, numa fase de scalingCafé-Escola Joyeux Cascais, Koiki e No Code Institute — vão receber até 100.000 euros de investimento por projeto.

Conheça melhor cada uma das startups:

  • Café-Escola Joyeux Cascais: O projeto tem como objetivo empregar e formar jovens adultos com Dificuldades Intelectuais e do Desenvolvimento (DID) no setor da restauração no concelho de Cascais. O modelo formativo é gratuito e contrata sem termo para formar jovens adultos com DID como trabalhadores polivalentes na restauração, diplomando-os em quatro áreas distintas: barista, serviço de mesa, caixa e cozinha, durante um período de dois anos.
  • Koiki: pretende resolver o problema do aumento das emissões geradas pelas entregas de último quilómetro (last mile delivery), através de um modelo de distribuição sustentável e da criação de emprego para pessoas em situação de exclusão social na Grande Lisboa e Porto. A distribuição é feita a pé ou de bicicleta, com o recurso pontual a veículos elétricos, e os estafetas são contratados pelas entidades sociais em parceria com os micro hubs – pequenas instalações para a gestão das encomendas e circuitos nas zonas e códigos postais negociados com as distribuidoras. O projeto já existe em Espanha e pretende expandir a atividade para Portugal com abertura de seis micro hubs em Lisboa e um no Porto.
  • NoCode Institute: plataforma de requalificação digital que oferece programas de formação e certificação para profissionais em transição que desejam aprender novas competências e habilidades digitais de programação visual usando ferramentas NoCode. Oferece apoio à empregabilidade, incluindo coaching e mentoria para acelerar a integração no mercado de trabalho.
  • Matterpieces: propõe a reciclagem e reutilização de resíduos de demolição através de um processo que envolve a separação, tratamento e upcycling para transformá-los em materiais de revestimento, com o objetivo de serem usados em pavimentos, paredes, mobiliário e bancadas.
  • Penylon by Circular Ocean: o projeto visa acabar com o descarte insustentável de redes de pesca em Peniche, reciclando essas redes e transformando-as num novo material sustentável chamado Penylontm. Esse material pode substituir plásticos virgens na fabricação de novos produtos, como móveis ou acessórios, usando impressão 3D ou moldagem por injeção.
  • WeGuide: um projeto da Associação Terra dos Sonhos que visa apoiar e empoderar pacientes e cuidadores para a gestão da doença oncológica, aumentando a sua qualidade de vida e obtendo melhorias nos resultados de saúde. Materializa-se através da presença de um Guia em Saúde, um novo conceito profissional, que faz o acompanhamento do paciente por um período de seis meses com foco no apoio e capacitação para a gestão dos desafios da doença.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Casa do Impacto investe até 100.000 euros no Café Joyeux. E não só

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião