“A nossa economia é bem mais produtiva do que era”, diz Medina
A produtividade da economia nacional subiu 28% nos últimos 10 anos, mas ainda se mantém 41% abaixo da média dos países da Zona Euro.
Fernando Medina foi esta quinta-feira ao Parlamento apresentar o Programa de Estabilidade 2023 e 2027 (PE 2023-2027), que entre outros dados, mostra uma revisão em alta o crescimento da economia para este de ano de 1,3%, que constava no Orçamento do Estado para 2023 (OE 2023), para 1,8%.
No decorrer da sua apresentação na Comissão de Orçamento e Finanças, o ministro das Finanças notou que “a nossa economia é bem mais produtiva do que era”, dando nota que a subida de 8% dos ganhos salariais nas remunerações entre janeiro e fevereiro é sinal disso mesmo.
Respondendo ao deputado João Barbosa de Melo do PSD que, na sua intervenção, criticou o PE 2023-2027 de não trazer novidades quanto a novas políticas, nomeadamente ao nível da produtividade nacional, Medina sublinhou que “a melhoria da produtividade está a acontecer, tanto é que nos permitiu negociar os aumentos salariais que fizemos.”
De acordo com dados do Eurostat compilados pela Pordata, a produtividade da economia nacional terá aumentado cerca e 28%, passando de 20,6 euros por hora em 2013 para 26,4 euros por hora em 2022, mas mantém-se 41% abaixo da média dos países da Zona Euro que em 2021 cifrou-se em 50,3 euros por hora.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
“A nossa economia é bem mais produtiva do que era”, diz Medina
{{ noCommentsLabel }}