Aeroporto de Beja sem pessoal permanente para controlo alfandegário

  • ECO
  • 23 Abril 2023

Situação põe em risco para o controlo da fronteira externa de Portugal e da União Europeia (UE). Só agora a Autoridade Tributária está a procurar resolver a situação.

O posto aduaneiro do aeroporto de Beja está a funcionar sem pessoal permanente há vários anos. Isto significa que nem todos os movimentos de pessoas e mercadorias transportados nos jatos privados e nos voos comerciais são alvo de verificação alfandegária. A situação põe em risco para o controlo da fronteira externa de Portugal e da União Europeia, escreve neste domingo o jornal Público (acesso pago).

A estrutura aduaneira de Beja pertence à jurisdição da Alfândega de Faro e, como neste momento não há uma pessoa em permanência na estrutura alentejana, o que a Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) faz é enviar um funcionário do aeroporto de Faro a Beja em voos selecionados, os que chamam a atenção por terem um maior perfil de risco.

As eventuais falhas na deteção de mercadorias ilícitas, de produtos contrafeitos ou mesmo no combate ao tráfico de droga colocam riscos à economia portuguesa e ao mercado interno europeu a partir da fronteira nacional, ao potenciarem riscos de evasão e de fluxos ilegais nas fronteiras. Só agora a AT está a fazer diligências internas para reforçar a presença no local.

O mesmo jornal lembra que situação semelhante ocorreu no aeródromo de Tires antes de vir a público que um jato privado com 500 quilos de cocaína apreendido no Aeroporto Internacional de Salvador, no Brasil, tinha justamente como destino final o aeródromo português após uma paragem programada para Cabo Verde.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Aeroporto de Beja sem pessoal permanente para controlo alfandegário

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião