5 coisas que vão marcar o dia
Há audição dos sindicatos na Comissão de Inquérito à TAP e do ex-presidente do Conselho de Administração da Parpública a propósito da privatização da TAP. Ibersol apresenta os resultados de 2022.
Depois das celebrações do feriado de 25 de abril, a atualidade é marcada por mais um capítulo da Comissão de Inquérito da TAP, com a audição dos sindicatos, pela apresentação e discussão do Programa de Estabilidade e o Programa Nacional de Reformas, e pela audição do Conselho das Finanças Públicas, no âmbito do Programa de Estabilidade 2023-2027. A Ibersol vai também apresentar os resultados do ano transato.
Apresentação e discussão do Programa de Estabilidade e do Programa Nacional de Reformas no Parlamento
O Governo vai apresentar e discutir o Programa de Estabilidade e o Programa Nacional de Reformas no Parlamento, pelas 15h desta quarta-feira. Tendo dado entrada nos serviços parlamentares no dia 17 de abril, estes dois documentos – em conjunto com o das Grandes Opções para 2023-2026 – “apresentam a estratégia de ação política do Governo para o desenvolvimento de Portugal, descrevendo as políticas públicas que respondem aos principais desafios económicos e sociais que o país enfrenta tendo em conta duas dimensões: uma resposta de curto prazo atenta a desafios imediatos nomeadamente os efeitos da manutenção da instabilidade geopolítica decorrente da agressão russa à Ucrânia; e uma resposta de médio e longo prazo focada em objetivos orientados para a aceleração da mudança de modelo de desenvolvimento económico, social e territorial do país”, revelou em comunicado o executivo.
Sindicatos ouvidos na Comissão de Inquérito à TAP
Depois de várias audições e muitas polémicas, chegou a vez de também os sindicatos serem ouvidos na Comissão de Inquérito à TAP, numa sessão agendada para a tarde desta quarta-feira. Ricardo Penarróias, dirigente do Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC), deverá ser o primeiro a intervir, a partir das 14h30. Seguem-se Paulo Duarte, dirigente do Sindicato dos Trabalhadores da Aviação e Aeroportos (SITAVA), às 16h00, Pedro Figueiredo, dirigente do sindicato Nacional dos Trabalhadores da Aviação Civil (SINTAC), às 17h30, e Tiago Lopes, dirigente do Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC), às 19h00. No total são cerca de 60 as personalidades que vão ser ouvidas pela Comissão de Inquérito.
Audição do Conselho das Finanças Públicas na COF
Para as 10h00 está marcada a audição do Conselho das Finanças Públicas, no âmbito do Programa de Estabilidade 2023-2027. Neste programa, o Governo apresentou um novo cenário macroeconómico, diferente daquele apresentado nas últimas previsões conhecidas do Executivo, dadas a conhecer em outubro de 2022. O crescimento afinal será mais alto, mas o abrandamento da inflação será mais lento que o previsto. O Programa de Estabilidade prevê também que a carga fiscal se mantenha em redor dos 37%.
Apresentação dos resultados anuais da Ibersol
Após o fecho do mercado, a Ibersol vai apresentar as contas de 2022. Em setembro de 2022 era divulgado que a Ibersol passava de 20 milhões de euros de prejuízos no ano anterior para lucros de 14,6 milhões de euros nos primeiros nove meses do ano. Já o volume de negócios consolidado, em setembro, atingiu os 398,6 milhões de euros, um acréscimo de 65% em termos homólogos. O EBITDA (resultado antes de impostos, juros, depreciações e amortizações) consolidado foi de 68,5 milhões de euros, aumentando 27% em relação a igual período de 2021. Hoje ficar-se-á assim a saber os resultados finais de 2022 do grupo que detém as lojas KFC e Pizza Hut em Portugal.
Audição de Pedro Pinto, ex-presidente do Conselho de Administração da Parpública
O antigo presidente do Conselho de Administração da Parpública, Pedro Pinto, vai ser recebido em audição pela Comissão de Economia, Obras Públicas, Planeamento e Habitação “sobre o processo de privatização da TAP”, a requerimento do Partido Socialista. A sessão está agendada para as 10h30. O grupo parlamentar do PS também requereu audição com o ex-secretário de Estado das Infraestruturas, Transportes e Comunicações, Miguel Pinto Luz e com a ex-secretária de Estado do Tesouro, Isabel Castelo Branco.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
5 coisas que vão marcar o dia
{{ noCommentsLabel }}