Dez mil utentes ganham médico de família por mês
A atualização dos utentes não frequentadores dos cuidados de saúde primários tem permitido dar um médico de família a cerca de dez mil pessoas mensalmente.
A Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS) estima que uma equipa de saúde familiar, constituída por um médico e enfermeiro, é atribuída mensalmente a cerca de dez mil pessoas devido à atualização da lista de utentes, segundo avança esta quarta-feira o Jornal de Notícias (acesso pago).
Esta situação deve-se à atualização dos utentes não frequentadores dos cuidados primários, ou seja, os utentes que não utilizam os centros de saúde há mais de cinco anos e que não têm médico de família atribuído. Assim, cada cidadão que é retirado da “lista” abre uma vaga para outro utente que se encontrava à espera de médico de família.
Entre os motivos apontados para a redução do número de utentes no Registo Nacional de Utentes está a mudança de moradas, nascimentos e óbitos. Ainda assim, o ACSS alerta que a qualquer momento os utentes que entrem na categoria de “não frequentadores” podem pedir a inscrição nos cuidados primários.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Dez mil utentes ganham médico de família por mês
{{ noCommentsLabel }}