Produção aumenta nos EUA. Petróleo recua

  • Rita Atalaia
  • 17 Abril 2017

O número de plataformas petrolíferas aumentou nos EUA, contrariando os esforços da OPEP para reduzir o excesso de crude. Esta subida está a pressionar os preços do "ouro negro".

Os preços do petróleo estão a cair. A cotação do “ouro negro” está a ser pressionada pelo aumento da produção de crude nos EUA. Uma subida que contraria os esforços da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) para reduzir o excesso de petróleo que se regista nos mercados internacionais.

Há momentos, o contrato WTI, negociado em Nova Iorque, cedia 0,81% para 52,75 dólares. Também o Brent, que serve de referência para as importações nacionais, desvalorizava 0,82% para 55,43 dólares por barril.

Brent em queda mas ainda nos 55 dólares

Fonte: Bloomberg

A queda dos preços do petróleo acontece depois de terem sido divulgados dados que mostram um aumento do número de plataformas petrolíferas a funcionar nos EUA. Ou seja, um aumento da produção norte-americana. Isto depois de a OPEP ter conseguido chegar a acordo para reduzir a produção, numa tentativa de impulsionar os preços da matéria-prima.

Apesar de os EUA continuarem a contrariar estes esforços, os analistas estão otimistas. “Há uma nova esperança de que os países da OPEP e fora do cartel serão capazes de reduzir o número de reservas globais”, diz John Kilduff, da Again Capital LLC, citado pela Bloomberg. Uma opinião que também é partilhada pelo CEO da Saudi Arabian Oil, Amin Nasser, que referiu que há muitos indicadores que apontam para um mercado mais equilibrado.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Produção aumenta nos EUA. Petróleo recua

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião