5 coisas que tem de saber antes de abrirem os mercados

Num dia em que os mercados acionistas europeus estão fechados, as atenções dos investidores prometem esta focadas nos EUA e na Ásia. O PIB chinês é um dos principais indicadores a marcar o dia.

Esta segunda-feira promete ser um dia morno nos mercados financeiros, com a generalidade das principais praças bolsistas de porta fechada no rescaldo da Páscoa. Apesar disso, o dia será marcado por alguns acontecimentos de relevância, sobretudo na Ásia. A China divulga os dados do PIB relativos ao primeiro trimestre do ano no mesmo dia em que o governador do Banco do Japão fala num encontro anual de empresas nipónicas. Em Portugal, serão conhecidos dados sobre a evolução do crédito aos consumidores relativos a fevereiro, que deverão sinalizar mais um mês de subidas na concessão.

Bolsas de porta fechada

Esta segunda-feira, as principais praças bolsistas do Velho Continente estão de portas fechadas, incluindo a bolsa nacional, naquele que promete ser um dia de acalmia para os investidores europeus após a comemoração da Páscoa. No outro lado do Atlântico o cenário já será diferente. Os principais mercados acionistas norte-americanos vão abrir portas nesse dia, com Donald Trump a prometer estar no centro das atenções depois de, na passada quinta-feira, ter dado ordem para um ataque a um alvo do Estado Islâmico no Afeganistão com a maior bomba não nuclear do arsenal norte-americano.

Netflix apresenta contas

Num dia em que as atenções dos investidores prometem estar mais viradas para os EUA, a apresentação das contas do Netflix ao final do dia deverão marcar a agenda norte-americana. De acordo com estimativas da Bloomberg, a empresa líder mundial de subscrições em todo o mundo para ver episódios de televisão e filmes deverá divulgar um resultado líquido ajustado de 199,6 milhões de dólares (cerca de 187,8 milhões de euros) relativo aos primeiros três meses do ano. O Netflix terá ainda conquistado 5,2 milhões de subscritores no primeiro trimestre do ano, um número ainda assim 23% inferior face aos 6,74 milhões que conquistou no mesmo período de 2016.

Como vai a economia chinesa?

A semana arranca com a divulgação do Produto Interno Bruto (PIB) da China relativo ao primeiro trimestre do ano. As estimativas da Bloomberg apuradas junto de economistas apontam para que, nesse período a economia chinesa tenha crescido 6,8%, em linha com o registado no trimestre anterior. O motor do crescimento chinês nesse período terá resultado sobretudo do aumento dos preços do imobiliário e do aumento dos preços ao produtor. Para além do PIB, o instituto oficial de estatísticas chinês deverá ainda revelar outros indicadores económicos relevantes às 10 horas de Pequim.

O que tem a dizer o governador do Banco do Japão

Haruhiko Kuroda, governador do Banco do Banco do Japão, participa nesta segunda-feira num encontro anual de empresas nipónicas. No evento que acontece em Tóquio, o governador do banco central japonês poderá dar novas pistas sobre o rumo da política monetária do Japão. De salientar que o Banco do Japão deixou a política monetária inalterada na última reunião que aconteceu em março, tendo na ocasião mantido uma visão cautelosamente otimista sobre a economia e sinalizado que nenhuma expansão dos estímulos monetários acontecerá no futuro próximo.

Novos dados sobre o crédito ao consumo

Nesta segunda-feira, o Banco de Portugal deverá divulgar estatísticas relativas à concessão de crédito aos consumidores, relativas ao mês de fevereiro. Estes dados permitem perceber quais as finalidades para as quais os bancos portugueses e as instituições de crédito estão a abrir mais a torneira dos empréstimos. De salientar que o aumento do crédito aos consumidores tem sido suportado sobretudo pela maior disponibilização de empréstimos para a compra de carros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que tem de saber antes de abrirem os mercados

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião