Líder do Bloco considera que “João Galamba tem muito poucas condições para continuar”

Catarina Martins acha “muito estranho” silêncio do primeiro-ministro e diz que todo o governo está “fragilizado”.

A coordenadora do Bloco de Esquerda considera que João Galamba “tem muito poucas condições para continuar no Governo”, pois mentiu sobre a reunião com a antiga CEO da TAP com o grupo parlamenta do PS e omitiu que ele próprio tinha tido antes uma reunião com Christine Ourmières-Widener. Catarina Martins acha “muito estranho” o silêncio do primeiro-ministro, António Costa.

“É urgente que o primeiro-ministro fale ao país”, afirmou Catarina Martins em declarações transmitidas pela Sic Notícias, depois de João Galamba ter dado explicações sobre a polémica com o seu antigo adjunto, Frederico Pinheiro.

Para a líder do Bloco, é “muito claro que o ministro João Galamba tem muito poucas condições para continuar no governo”.

“Ficamos a saber que mentiu porque foi ele que convidou a CEO da TAP para uma reunião do grupo parlamentar do PS. Ficamos a saber só agora. Tinha sido negado esse convite até há pouco tempo. Omitiu que antes disso ele próprio tinha reunido com a CEO da TAP e escondeu sempre que tinha sido ele a organizar a reunião”, apontou.

Catarina Martins lembrou que este não é caso único. “O ministro João Galamba e o ministro Fernando Medina fizeram uma conferência de imprensa ao país a dizer que havia um despedimento com justa causa da CEO da TAP, cuja fundamentação jurídica só veio pedir depois”. Segundo disse, “é um tema muito sensível para o Estado porque é a credibilidade do Estado que está em causa em todo este processo”.

Nesse sentido, a dirigente bloquista considerou que “todo o governo está fragilizado” e que “é absolutamente urgente que o primeiro-ministro fale ao país”.

“Percebo que o Presidente da República queira falar primeiro com o primeiro-ministro. O que não percebo é que o primeiro-ministro não fale ao país”, afirmou.

Questionada sobre a necessidade de dissolução do Parlamento, para a queda do Governo, Catarina Martins não respondeu diretamente, sublinhando antes que a “fragilização” do Executivo é “óbvia” e que a comissão parlamentar de inquérito precisa de ter acesso a todas as informações.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Líder do Bloco considera que “João Galamba tem muito poucas condições para continuar”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião