Como podemos motivar as nossas equipas e promover um ambiente de trabalho saudável?

  • João Nuno Bento
  • 2 Maio 2023

Quando as pessoas contribuem de forma eficaz para o desempenho da empresa, acaba por se refletir no produto final entregue aos clientes. É um cenário onde ambas as partes ganham.

O primeiro de maio marca o Dia do Trabalhador, data que continua a representar a luta e as conquistas de trabalhadores de todo o mundo por melhores condições de trabalho e salários mais justos. É uma oportunidade para realçar a importância das nossas pessoas e da sua individualidade.

Pessoas motivadas tendem a alcançar melhores resultados e desempenhar as suas atividades de forma mais produtiva e eficiente. Além de ser benéfico para o sucesso da empresa, a motivação também contribui para uma vida mais saudável. Quando as pessoas contribuem de forma eficaz para o desempenho da empresa, acaba por se refletir no produto final entregue aos clientes. É um cenário onde ambas as partes ganham e alcançam o sucesso juntas.

Para promover este ambiente de sucesso, é importante que as empresas e os seus líderes adotem estratégias para motivar quem trabalha com eles. Mas afinal, o que pode ser feito para alcançar essa motivação?

  • Autonomia

A autonomia permite que as pessoas sejam mais independentes e assumam decisões com confiança. Não só ajuda no desenvolvimento individual, como também no desenvolvimento da empresa.

Para criar uma cultura que promova a autonomia individual, é fundamental estabelecer uma comunicação transparente entre os colaboradores e a empresa, o que inclui a partilha de objetivos, o reconhecimento seguido de uma cultura de feedback e apoio, tal como a partilha tanto dos sucessos como das falhas. Com um ambiente aberto à discussão, as pessoas sentir-se-ão mais confortáveis em tomar riscos e crescer a nível pessoal e profissional.

  • Cultura de aprendizagem

Uma cultura de aprendizagem que valoriza o desenvolvimento contínuo das suas pessoas, na qual as empresas se preocupam e reconhecem o desenvolvimento das equipas, através da formação de soft e hard skills, certificações e conhecimento e não apenas com a sua performance é fundamental para uma estruturação de carreira eficaz e para o crescimento da empresa como um todo.

Além disso, investir no desenvolvimento individual dos colaboradores é um método eficaz para promover e impulsionar a motivação em relação a objetivos.

  • Propósito

A motivação das pessoas numa empresa transcende o incentivo ao trabalho, envolve também direcioná-las ao seu propósito.

Queremos que as nossas pessoas descubram o seu propósito dentro da empresa através da cultivação dos nossos valores mais intrínsecos. O propósito de cada um de nós ultrapassa o seu próprio trabalho e envolve-nos a todos; cabe nos trabalhar em conjunto, em procura de um impacto gratificante. É o nosso propósito.

Estas estratégias são fundamentais para promover um ambiente de trabalho motivador e produtivo. Para além destas práticas, devemos continuamente premiar o desempenho, a persistência e o esforço das nossas pessoas, garantindo que se sentem valorizadas e que depositamos um voto de confiança em cada uma delas, resultando numa cultura organizacional mais positiva – fundamental para reter e atrair talento.

  • João Nuno Bento
  • Managing partner da Stellaxius

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Como podemos motivar as nossas equipas e promover um ambiente de trabalho saudável?

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião