Quem vai ficar com a MoneyGram?

Ant Financial e Euronet estão na corrida para comprar a MoneyGram. A primeira acaba de subir a proposta em 36% e pode vir a pagar 1,2 mil milhões de dólares pela empresa de transferências de dinheiro.

A Ant Financial quer comprar a MoneyGram International — mas quer mesmo. E depois de ter oferecido 13,25 dólares por cada ação da empresa de pagamentos, decidiu agora subir a proposta para 18 dólares por ação. É um aumento de 36% num acordo de compra que avalia a MoneyGram em 1,2 mil milhões de dólares, avançaram as empresas num comunicado conjunto.

A Ant Financial, detida por Jack Ma, o multimilionário dono da Alibaba, é só uma das empresas a querer ficar com o negócio de pagamentos da MoneyGram. A outra é a Euronet Worldwide, que ofereceu, no mês passado, 15,20 dólares por cada ação da MoneyGram, de acordo com a Bloomberg. O conselho de administração da MoneyGram já demonstrou apoio à proposta chinesa, mas são os acionistas quem tem a última palavra a dar.

Em contrapartida, a Euronet garante ter a proposta que mais facilmente é aprovada pelos reguladores, embora o aumento de 36% na proposta de compra da Ant Financial deixa claro que a Ant Financial quer mesmo fechar o negócio, garantiu um alto responsável da firma à Bloomberg. Mas a Ant Financial poderá ter de enfrentar um escrutínio apertado pelo comité norte-americano do investimento estrangeiro, face a uma Administração Trump bastante incisiva em tudo o que tenha a ver com a China.

As ações da MoneyGram fecharam na quinta-feira nos 16,51 dólares, acima da proposta da Euronet, mas abaixo da proposta da Ant Financial. A compra da MoneyGram arrasta-se praticamente desde janeiro. A Ant Financial quer que o negócio seja concluído na segunda metade deste ano.

Com 600 milhões de utilizadores na China e avaliada em 75 mil milhões de dólares, a Ant Financial espera incorporar a MoneyGram para alavancar a sua expansão fora do país. Já a Euronet é responsável por 35.000 caixas ATM e 800.000 terminais, indica a Bloomberg, que recorda que a Euronet já tentou comprar aquela empresa de pagamentos em 2007 e em 2013. A Euronet está presente em Portugal com algumas centenas de caixa automáticas concorrentes do Multibanco, da SIBS.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Quem vai ficar com a MoneyGram?

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião