Diplomata polaco em Moscovo chamado após penhora de liceu russo de Varsóvia
A Polónia anunciou no sábado a penhora do edifício do liceu russo em Varsóvia, que passará a pertencer, a partir de agora, à autarquia da capital polaca.
O encarregado de negócios polaco em Moscovo foi esta terça-feira convocado ao Ministério dos Negócios Estrangeiros russo, após a penhora pelas autoridades polacas do edifício da escola secundária russa em Varsóvia. A notícia foi dada pelas agências russas e surge num contexto de tensão entre a Polónia e a Rússia devido à guerra russa em curso na Ucrânia há mais de 14 meses.
Segundo um vídeo divulgado pela agência pública russa Ria Novosti, o encarregado de negócios polaco em Moscovo, Jacek Sladewski, chegou ao início da tarde ao MNE russo, algumas horas após o envio pela embaixada russa em Varsóvia de uma nota de protesto às autoridades polacas por causa desta penhora, ocorrida no sábado e classificada pela Rússia como um “ato ilegal”.
“Estas ações hostis das autoridades polacas constituem uma flagrante violação da Convenção de Viena sobre as Relações Diplomáticas, de 1961”, sustentou no sábado o Ministério dos Negócios Estrangeiros russo num comunicado, prometendo uma “resposta severa”.
“Olhando para o comportamento das autoridades polacas, nada de bom se vislumbra nas nossas relações bilaterais”, observou hoje o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, numa conferência de imprensa, criticando uma “russofobia que invadiu o cérebro” dos polacos. “Tudo isto não pode ficar sem consequências”, avisou. A Polónia anunciou no sábado a penhora do edifício do liceu russo em Varsóvia, que passará a pertencer, a partir de agora, à autarquia da capital polaca.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Diplomata polaco em Moscovo chamado após penhora de liceu russo de Varsóvia
{{ noCommentsLabel }}