Presidente do Eurogrupo quer avançar com união bancária antes de maio de 2024
Paschal Donohoe defende que há uma "oportunidade de agir rápido" dentro da atual legislatura do Executivo comunitário para avançar na união bancária.
O presidente do Eurogrupo quer avançar com a união bancária antes de maio de 2024, segundo indica em entrevista ao el Economista (conteúdo em espanhol). O irlandês Paschal Donohoe defende que há uma “oportunidade de agir rápido” dentro da atual legislatura da Comissão e do Parlamento Europeu.
O responsável europeu considera que os “esforços para aprofundar a união bancária na última década fizeram uma grande diferença na situação da Europa”, nomeadamente ao exigir que os “bancos retivessem mais capital”, bem como com a revisão e fortalecimento da forma como se regulam os bancos.
Agora, já avançaram algumas novas propostas sobre a forma como se deveria tratar “os bancos de pequena e média dimensão em dificuldades financeiras excecionais”, e também sobre “o funcionamento dos sistemas nacionais de garantia de depósitos”. Para Pascal Donohoe, “a abertura desses projetos mostra que podemos avançar nas etapas restantes”.
“Os ministros e a União Europeia vão focar a sua energia nisso nos próximos meses”, assegura assim o presidente do Eurogrupo, mostrando-se confiante de que existe um “impulso que se pode aproveitar para avançar no fortalecimento da união bancária”, ainda que exista relutância por parte de alguns Estados-membros.
Donohoe defende ainda que é “importante avançar na união dos mercados de capitais, que podem ajudar a direcionar parte das poupanças para investimentos que podem fazer a diferença no futuro”.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Presidente do Eurogrupo quer avançar com união bancária antes de maio de 2024
{{ noCommentsLabel }}