IGCP avança com primeira troca de obrigações deste ano
Com esta operação, Tesouro português pretende baixar custo da dívida e aliviar perfil de reembolsos nos próximos anos.
O IGCP vai realizar esta quarta-feira uma troca de Obrigações do Tesouro, a primeira oferta deste tipo este ano, com o duplo objetivo de baixar o custo da dívida e aliviar o perfil de reembolsos nos próximos anos.
A agência que gere a dívida pública propõe-se a recomprar duas linhas de obrigações emitidas em 2013 e 2017, enquanto procurará vender duas outras linhas emitidas no ano passado, que negoceiam no mercado secundário com desconto face ao valor nominal.
Em causa nesta operação, agendada para as 10h, está a recompra das linhas OT 5.65% 15fev2024 e OT 4.125% 14abr2027 e, em simultâneo, a venda das linhas OT 1.65% 16jul2032 e OT 1.15% 11abr2042.
De acordo com o calendário do IGCP, esta será a primeira operação de troca de dívida a decorrer este ano, prevendo-se a liquidação da mesma no dia 12 de maio. Em março, em duas operações distintas, o instituto recomprou obrigações de duas linhas que venciam em outubro de 2023 e fevereiro de 2024.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
IGCP avança com primeira troca de obrigações deste ano
{{ noCommentsLabel }}