Aumento dos custos de construção de habitação nova desacelera para 6,3% em março

  • Joana Abrantes Gomes
  • 9 Maio 2023

Em março, construir uma casa ficou 6,3% mais caro face ao mesmo mês do ano passado, mas os custos abrandaram 3,1 pontos percentuais em relação a fevereiro.

Os custos de construção de habitação nova aumentaram 6,3% em março face ao mesmo mês de 2022, o que representa um abrandamento de 3,1 pontos percentuais face ao crescimento registado em fevereiro (9,4%), segundo os dados divulgados esta terça-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). É a menor subida desde abril de 2021.

Ambas as componentes do Índice de Custos de Construção de Habitação Nova (ICCHN) registaram uma desaceleração face ao mês anterior, em particular os preços dos materiais, que subiram 4,6% em termos homólogos quando em fevereiro tinham aumentado 9,7%.

Por sua vez, o custo da mão-de-obra teve um crescimento homólogo de 8,5% em março, menos 0,5 pontos percentuais relativamente a fevereiro.

Evolução da taxa homóloga do ICCHN

Fonte: Instituto Nacional de Estatística (INE)

Entre os materiais que mais influenciaram esta variação estão o cimento, com uma subida homóloga do preço de cerca de 36%, o betão pronto, com um crescimento perto dos 20%, e as madeiras e derivados de madeira, com variações superiores a 18%.

Na comparação em cadeia, a variação dos custos de construção foi de 0,1%, com o custo dos materiais a manter-se inalterado face a fevereiro e o custo da mão-de-obra a registar um aumento ligeiro de 0,2%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Aumento dos custos de construção de habitação nova desacelera para 6,3% em março

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião