Construir casa é 12% mais caro do que há um ano

Custo de construção de habitação nova subiu 11,6% em março face ao mês homólogo. Preço dos materiais de construção disparou 15%.

Os custos de construção continuam a subir. Em março, construir uma casa era 11,6% mais caro do que há um ano, de acordo com os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE). A contribuir para esta tendência de subida estiveram os preços dos materiais de construção, que dispararam 15% em um ano.

Em março, os custos de construção nova cresceram 11,6% em termos homólogos, acelerando três pontos percentuais (p.p.) face a fevereiro, diz o INE. Tal como nos últimos meses, este desempenho deve-se, sobretudo, a dois fatores: subida do preço dos materiais e subida do custo da mão-de-obra.

Os preços dos materiais usados na construção (com um peso de 8,9 p.p. no cálculo) aumentaram 15,3% (acima da subida de 10,3% em fevereiro). Entre os materiais que mais contribuíram para esta evolução estão os aços, os produtos cerâmicos, gasóleo, vidros, aglomerados e ladrilhos de cortiça e madeiras e derivados de madeira, todos com crescimentos homólogos acima dos 20%, detalha o INE.

Evolução dos custos de construção:

Fonte: INEINE

Por sua vez, o custo da mão-de-obra (peso de 2,7 p.p. no cálculo) aumentou 6,4% em março, acima do crescimento de 6,3% observado em fevereiro.

Numa análise em cadeia, a taxa de variação mensal do índice de custos de construção de habitação nova foi de 2,9% em março, enquanto o custo dos materiais aumentou 4,6% e custo da mão-de-obra subiu 0,6%, de acordo com os dados do INE.

(Notícia atualizada às 11h41 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Construir casa é 12% mais caro do que há um ano

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião