Dona do Freeport cria app para fazer match entre talento e marcas. Vai ser exportada para oito países
Alemanha, Países Baixos ou Espanha são alguns dos países que, em breve, irão poder usar a MyJobs, solução desenvolvida em Portugal. Marcas como Gant, Billabong, New Balance ou Nike já estão a usar.
A Via Outlets, a dona do Freeport e do Vila do Conde Porto Fashion Outlets, desenvolveu uma aplicação de recrutamento para fazer o match entre as marcas instaladas nos outlets e o talento. Cerca de 30 marcas, como Gant, Billabong, New Balance ou Nike, já estão a usar a plataforma. “Num futuro próximo” a MyJobs, solução desenvolvida em Portugal, vai ser exportada para os restantes nove centros da empresa em oito mercados europeus.
“Lançámos a app MyJobs porque queremos estar ao lado das nossas marcas parceiras trabalhando em conjunto naquelas que são as suas necessidades. Desenvolvemos esta plataforma internamente, com a equipa VIA Outlets Portugal, num projeto que exigiu muita dedicação de equipas internas e parceiros externos, quer ao nível da tecnologia, mas também ao nível do desenho de conteúdos, uma vez que foi tudo desenvolvido de raiz para estar adaptado às necessidades de retalho”, adianta Mariana Carvalho, retail director dos centros da VIA Outlets em Portugal, ao ECO Trabalho.
A “redução de complexidade do recrutamento” para marcas e candidatos é a principal vantagem da solução face aos tradicionais processo de recrutamento, garante Mariana Carvalho. “As marcas nossas parceiras têm necessidades de recrutamento específicas e procuram competências e perfis também eles concretos. Com a MyJobs, saltamos uma série de passos iniciais pois, por um lado, as marcas recebem candidaturas de perfis que vão mais ao encontro das suas necessidades e, por outro, os candidatos ficam com uma noção real das oportunidades que existem para o seu perfil”, considera.
Ajudar a fazer match
Mariana Carvalho explica como a aplicação – que tem uma versão web e outra mobile – pode ajudar a fazer talento e marcas a ‘deslizar para a direita’ nas ofertas de emprego.
“Em vez de receber diferentes candidaturas com perfis ou competências que podem não ser as procuradas, as marcas podem, com a MyJobs, especificar qual a percentagem mínima de match que pretendem, ajustando assim expectativas. Também é possível fazer o mesmo com competências específicas da área, bem como ter um determinado nível de inglês – com este parâmetro em concreto os candidatos podem ser previamente avaliados na plataforma, ao resolverem um curto teste online que avaliará essas capacidades”, descreve a retail director dos centros da VIA Outlets em Portugal.
O candidato tem de preencher um formulário – nome, idade e nível de escolaridade, principais valências e soft skills, entre outras informações – e depois pode ver as vagas disponíveis e o seu nível de match (de zero a 100%) com as ofertas de emprego disponíveis. Feito o match recebe o contacto da marca para marcação de entrevista.
Exportação à vista
Gant, Billabong, New Balance ou Nike têm neste momento anúncios de vagas a decorrer. “Já contamos com mais de 30 marcas a utilizar a plataforma“. Um total de cerca de 230 marcas – incluindo restauração – estão presentes nos dois outlets da empresa em Portugal.
A aplicação não é um substituto a outras estratégias de recrutamento das empresas, mas pode funcionar como um complemento.
“As estratégias de recrutamento de cada marca são da sua própria responsabilidade, pelo que acredito que algumas possam complementar esta solução com ofertas de serviços externos para o recrutamento. O que quisemos fazer com esta solução, foi dar mais uma ferramenta às marcas presentes nos nossos centros, para que possamos ter um papel mais ativo na colaboração com cada uma, naquelas que são as suas necessidades mais prementes”, considera.
A solução foi criada pela Via Outlets em Portugal, com perspetiva de, num futuro próximo, chegar aos nove restantes centros que o grupo detém na Europa em cidades como Sevilha, Amesterdão, Praga ou Zurique.
Para dar a conhecer a MyJobs – atraindo mais candidatos – numa “primeira fase”, a Via Outlets vai promover a solução nos centros em Portugal, bem como nos canais digitais dos centros — redes sociais Facebook, Instagram e Linkedin. “A partir daí vamos avaliar o impacto. Neste momento contamos já com vagas disponíveis. Estamos no início e temos espaço para crescer.”
Nos planos está igualmente exportar a solução criada em Portugal para os centros em outros mercados onde a Via Outlet também está presente. “A solução foi criada pela Via Outlets em Portugal, com perspetiva de, num futuro próximo, chegar aos nove restantes centros que o grupo detém na Europa em cidades como Sevilha, Amesterdão, Praga ou Zurique.”
Alemanha, Países Baixos, Espanha, República Checa, Suécia, Suíça, Noruega e Polónia são os restantes oito países onde a Via Outlets opera.
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