Exclusivo Líder da Continental Antenna entra na direção da AEP. Veja a lista completa para as eleições de 29 de maio

Miguel Pinto será vice-presidente da AEP e só Eduardo Viana (Dourogás) fica da atual administração. Paula Roque (Revigrés) substitui o histórico José António Barros na liderança da Assembleia Geral.

Miguel Pinto (diretor-geral da Continental Advanced Antenna), José Luís Ceia (líder da Enjoysmile e atual presidente da Associação Empresarial do Alto Minho) e Eduardo Viana (CEO da Dourogás) vão ser os vice-presidentes da Associação Empresarial de Portugal (AEP) nos próximos quatro anos, num conselho de administração (CA) que continuará a ser comandado por Luís Miguel Ribeiro. As eleições estão marcadas para 29 de maio.

A lista para os órgãos sociais no mandato 2023-2026, formalizada esta sexta-feira, mostra uma renovação quase completa na administração, já que apenas Eduardo Viana é reconduzido. Para vogais entram três caras novas: Alexandre Almeida (Kis Consulting), Raquel Vieira de Castro (Vieira de Castro) e Benedita Amorim Martins (Conduril), filha de António Amorim Martins, que foi presidente da AEP nos anos 1980.

“Optei por ter vários vice-presidentes para ter mais apoio em alguns dossiês específicos e estarmos mais presentes no território e junto das empresas. São pessoas com perfis diferentes e complementares. É um CA bastante renovado e a pensar em novos desafios. Tivemos um período de recuperação e consolidação, e agora queremos ter um de crescimento e de afirmação da AEP”, justifica Luís Miguel Ribeiro, em declarações ao ECO.

Luis Miguel Ribeiro, presidente da AEP, em entrevista ao ECO - 13SET22
Luís Miguel Ribeiro, presidente da AEPRicardo Castelo/ECO

Como o ECO adiantou na semana passada, José Manuel Fernandes, fundador da Frezite, encabeça a lista para o Conselho Geral, que, após a recente alteração dos estatutos, deixa de ser liderado pelo presidente do CA e a funcionar como um conselho geral e de supervisão. O empresário da Trofa terá como vice-presidentes Paulo Barros Vale (Valcorp SGPS), Manuela Tavares de Sousa (Imperial), José Pedro Freitas (Mota-Engil) e Fernando de Sousa (CEI, Companhia de Equipamentos Industriais).

À frente do Conselho Fiscal da AEP, que tem quase 1.500 associadas com as quotas em dia, continuará Alberto Castro, em representação da Universidade Católica, com Carlos Gomes (Leilosoc / Iseguria Capital) como vogal efetivo. Já a Mesa da Assembleia Geral passará a ser presidida por Ana Paula Roque (Revigrés), que estava até agora no CA e substitui neste cargo José António Barros, que decidiu afastar-se da associação patronal nortenha depois do episódio da retirada de convites, relatado pelo ECO.

Questionado sobre a polémica que protagonizou nas últimas semanas, Luís Miguel Ribeiro refere que, “quando há processos de transição e de renovação, estas dinâmicas se tornam mais agitadas, participadas e comentadas”. “Naturalmente que nunca devemos esquecer as pessoas que contribuíram para que a instituição tenha a estabilidade que tem hoje. Devem ser reconhecidas e valorizadas por esse contributo. Agora, como tudo na vida, há sempre mudanças que vão acontecendo”, acrescenta o gestor, numa referência a José António Barros, que liderou o plano de reestruturação financeira que salvou a instituição da falência.

Continuo a ter uma grande admiração e uma relação de muita cumplicidade e proximidade com José António Barros. (…) Nunca se agrada a toda a gente. O importante é que temos uma lista de grande qualidade, com uma grande renovação.

Luís Miguel Ribeiro

Presidente da AEP

“Continuo a ter uma grande admiração e uma relação de muita cumplicidade e proximidade com José António Barros. As coisas ficaram esclarecidas e acredito que ele vai continuar a colaborar com a AEP e com a Fundação AEP. (…) Nunca se agrada a toda a gente. O importante é que temos uma lista de grande qualidade, com uma grande renovação. A AEP tem 174 anos de história e temos a responsabilidade de continuar a afirmar a sua marca e a adequá-la aos novos tempos. Não podemos só dizer que as empresas têm de se adequar aos desafios do mercado e fazer todas as transições; uma associação empresarial tem de o fazer antes ou, pelo menos, acompanhar todas essas mudanças para ter valor acrescentado para as suas associadas”, completa Ribeiro.

A lista completa para os órgãos sociais da AEP

Mesa da Assembleia Geral

Presidente: Ana Paula Roque (Revigrés)

Vice-presidente: Ricardo Abrantes (Almas Design)

Secretário: Pedro Barros Pereira (Parques do EDT)

Conselho Geral

Presidente: José Manuel Fernandes (Frezite)

Vice-presidentes: Paulo Barros Vale (Valcorp SGPS), Manuela Tavares de Sousa (Imperial), José Pedro Freitas (Mota Engil), Fernando de Sousa (CEI – Companhia de Equipamentos Industriais)

Vogais: Andreia Meireles (Meireles), José Ferraz (Lusoverniz), Carlos Barbot (Diera), Idalino Leão (Agros), Joana Ribeiro (Mercadona), João Pimenta (Sopimenta), João Rafael Koehler (IAFE, Instituto da Empresa), Jorge Leite de Pinho (Arsopi), José Alexandre Oliveira (Riopele), José Redondo (Bial), José Fernando Figueiredo (Knowledge Factory), José Manuel Lopes de Castro (Norprint), Manuel Violas (Super Bock), Nuno Rangel (Rangel Invest), Paula Ferreira (Douro Azul), Paulo Sousa (Proef), Pedro Pinto (Primor), Pedro Silva Reis (Real Companhia Velha), Ricardo Costa (Loqr), Rui Faria (Indinor), Vítor Neves (RAR)

Conselho de Administração

Presidente: Luís Miguel Ribeiro (individual)

Vice-presidentes: Miguel Pinto (Continental Advanced Antenna), Eduardo Viana (Dourogás), José Luís Ceia (Enjoysmile)

Vogais; Alexandre Almeida (Kis Consulting), Raquel Vieira de Castro (Vieira de Castro), Benedita Amorim Martins (Conduril)

Conselho Fiscal

Presidente: Alberto Castro (Universidade Católica Portuguesa)

Vogal efetivo: Carlos Gomes (Isegoria Capital)

ROC efetivo: Luís Silva (KPMG)

ROC suplente: Pedro Costa (KPMG)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Líder da Continental Antenna entra na direção da AEP. Veja a lista completa para as eleições de 29 de maio

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião