Frederico Pinheiro diz que Galamba nunca leu o plano de recuperação da TAP

Frederico Pinheiro revelou que não tem conhecimento de que o ministro João Galamba alguma vez tenha lido o plano de recuperação da TAP.

Frederico Pinheiro, ex-adjunto do ministro das Infraestruturas, revelou em entrevista à TVI que não tem conhecimento de que João Galamba tenha alguma vez lido o plano de recuperação da TAP e que nunca enviou esse documento ao ministro.

Não tenho conhecimento de o senhor ministro das Infraestruturas alguma vez ter tido o cuidado de ler o plano de reestruturação da TAP“, disse Frederico Pinheiro.

O ex-adjunto avançou ainda que nunca chegou a enviar o documento a Galamba. “Nunca transmiti esse documento ao senhor ministro das Infraestruturas porque nunca me foi pedido. O que não deixa de ser estranho porque é um documento que é muito importante, o mais importante que está no ministério das Infraestruturas”, acrescentou.

Frederico Pinheiro corroborou ainda as declarações de João Galamba de que não estava credenciado para o acesso aos documentos classificados.

“Não estava credenciado. Ninguém no gabinete estava credenciado”, disse Frederico Pinheiro, adiantando que existem mais pessoas que têm acesso a estes documentos sem credenciação. “Esses documentos estavam, até à minha saída, disponíveis no arquivo do ministério que é livremente acedido por todos os trabalhadores“, acrescentou.

O ex-adjunto de João Galamba, Frederico Pinheiro, foi ouvido esta quarta-feira na comissão parlamentar de inquérito (CPI) à TAP. O ex-adjunto tem estado no epicentro da polémica sobre a entrega à CPI das notas tiradas por si durante uma reunião de preparação da ex-presidente executiva da TAP, Christine Ourmières-Widener, antes de uma audição na Comissão de Economia do Parlamento, em janeiro, onde participaram deputados do PS e outros elementos do ministério das Infraestruturas.

O antigo adjunto também está a ser ouvido por causa do alegado roubo de um computador do ministério, após a sua exoneração, recuperado depois pelo Serviço de Informações de Segurança (SIS). Nas últimas semanas, o antigo adjunto e o ministro João Galamba deram versões contraditórias sobre o caso.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Frederico Pinheiro diz que Galamba nunca leu o plano de recuperação da TAP

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião