Há 250 mil euros para táxis elétricos. Apoio por carro pode chegar a 10 mil euros

Governo abre candidaturas para apoio financeiro à compra de táxis elétricos, equipamento para carregamento e ainda ferramentas para digitalização.

Abriram nesta terça-feira as candidaturas para os apoios à compra de táxis elétricos. No total, há 250 mil euros para ajudar na compra de veículos sem emissões, de equipamentos para carregamento e ainda de equipamentos eletrónicos, assim refere o aviso divulgado na página do Instituto da Mobilidade e dos Transportes.

Para a compra de táxis elétricos há um apoio de 5.000 euros por unidade para veículos comprados a partir de 1 de janeiro de 2023. No entanto, também serão aceites candidaturas para quem comprou carro a partir de 1 de outubro de 2022 e não se candidatou ao aviso do ano passado. O proprietário do veículo compromete-se em manter o automóvel afeto ao transporte de passageiros em táxi durante cinco anos.

O apoio por carro pode atingir os 10.000 euros caso seja abatido um automóvel com mais de 12 anos e seja comprado um carro novo totalmente elétrico. Se o veículo abatido tiver mais de 10 anos, o apoio poderá atingir os 7.500 euros.

Haverá ainda um apoio de até 1.000 euros por candidatura para comparticipar, a 100%, a compra de equipamentos para carregamento de carros elétricos.

Na área da digitalização, serão comparticipadas até 50%, no valor de até 5.000 euros, as compras de taxímetros, impressoras para faturas, aplicações eletrónicas para carregamento e dispositivos para emitir ou enviar faturas por e-mail.

As candidaturas para os apoios do Fundo para o Serviço Público de Transportes estarão abertas até 30 de novembro ou até que a verba fique esgotada.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Há 250 mil euros para táxis elétricos. Apoio por carro pode chegar a 10 mil euros

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião