Alemanha está em recessão técnica. Economia contraiu 0,3% no primeiro trimestre

  • ECO
  • 25 Maio 2023

A contração do PIB foi o efeito da queda do consumo resultante da inflação que, apesar de ter começado a ser contida, situou-se em 7,2% em termos homólogos em abril.

O Produto Interno Bruto alemão caiu no primeiro trimestre do ano, o que significou que a maior economia europeu entrou em recessão técnica, de acordo com dados oficiais revistos em baixa divulgados esta quinta-feira.

A agência federal de estatísticas disse que a economia alemã contraiu 0,3% nos três primeiros meses do ano, ajustando sua estimativa inicial de crescimento nulo. Alguns economistas já antecipavam esta revisão após a maior da produção industrial em 12 meses em março.

Com a economia a registar uma contração pelo segundo trimestre consecutivo – tendo em conta a queda também revista para 0,5% no último trimestre de 2022 – a Alemanha está em recessão técnica. “Depois da contração refletida com o final de 2022, foi registado mais um trimestre negativo”, disse a presidente da Destatis, Ruth Brand, em comunicado.

A contração do PIB foi o efeito da queda do consumo resultante da inflação que, apesar de ter começado a ser contida, depois de ter atingido em outubro um pico superior a 10%, situou-se em 7,2% em termos homólogos em abril.

No entanto, registaram-se contributos positivos das exportações e do investimento, bem como uma recuperação do setor da construção e do equipamento industrial, da produção de máquinas, eletrodomésticos e automóveis. As exportações como um todo registaram um aumento de 0,4% neste primeiro trimestre em comparação com o último período trimestral de 2022. as importações caíram 0,9%, de acordo com dados detalhados da Destatis, que destacam a queda experimentada nos combustíveis, minerais e produtos químicos.

O emprego também aumentou, atingindo 45,6 milhões de pessoas a trabalhar, um aumento homólogo de 446.000 cidadãos (1%), o que confirma a tendência de crescimento do empregojá apontada pela agência federal de emprego alemã.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Alemanha está em recessão técnica. Economia contraiu 0,3% no primeiro trimestre

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião