Portuguesa Hoopers marca primeiros cestos no Brasil com empurrão da NBA

Depois de Portugal e Espanha, plataforma que liga jogadores, fãs e entusiastas de basquetebol chega ao mercado brasileiro com dois projetos na cidades de São Paulo.

A Hoopers começou a marcar os primeiros cestos no Brasil, depois da aposta em Portugal e em Espanha. A plataforma, que liga jogadores, fãs e entusiastas de basquetebol, inaugurou o primeiro de dois novos campos na cidade de São Paulo. Menos de um mês depois de ter ido à Web Summit no Rio de Janeiro, a startup liderada por André Costa entra em campo no Brasil, mercado que conta venha a representar metade das receitas ainda neste ano. Em 2024 deverá haver uma nova ronda de investimento. América Latina está na mira.

A tecnológica chegou ao Brasil graças à inauguração de um campo de basquetebol no Parque Villa-Lobos, um dos maiores parques da cidade de São Paulo que recebe mais de 12 milhões de visitantes por ano. O projeto foi desenvolvido em parceria com a NBA (liga masculina de basquetebol dos Estados Unidos) e conta com assinatura do artista urbano Neto78.

Vista de cima do primeiro campo da Hoopers no Brasil.

Nas próximas semanas, será inaugurado o segundo campo de basquetebol, no Vale do Anhangabaú, em parceria com a WTorre Entretenimento, do grupo de construção WTorre, um dos maiores do Brasil. Também no país, a Hoopers integra o centro de entretenimento e desporto Arena Hub, um dos maiores da América Latina. “A expectativa é que este ano o contributo do mercado brasileiro fique próximo dos 50% das nossas receitas”, assume o líder da Hoopers, em declarações ao ECO.

Os campos de basquetebol são a face mais visível da startup portuguesa, com mais de 20 projetos concluídos ou em fase de execução. Ainda assim, a empresa também obtém receitas através da venda de artigos online, com a aposta nos conteúdos e ainda nos projetos com marcas. “Somos maioritariamente uma empresa B2B [negócios entre empresas], mas no futuro, vamos lançar algumas funcionalidades pagas na plataforma e um plano de membership [subscrição]”, detalha André Costa.

Atualmente com sete pessoas, a equipa da Hoopers irá crescer nos próximos meses, com a contratação de “uma ou duas pessoas no Brasil”, país prioritário para o crescimento do negócio, tal como Portugal.

Aplicação da Hoopers terá novas funcionalidades nos próximos meses. Será possível marcar jogos de basquetebol entre amigos, por exemplo.

Nos próximos meses, a empresa vai lançar novas ferramentas na aplicação para telemóveis, como a marcação de jogos entre amigos, a participação em eventos de comunidade e o acesso a conteúdos e produtos exclusivos.

Nova ronda e mais mercados em 2024

Fundada em meados de 2019, a Hoopers levantou uma ronda de investimento de meio milhão de euros em julho de 2022. A operação, liderada pelas sociedades Sport Horizon e a Portugal Ventures, ajudou a alavancar a entrada no Brasil.

“Estes primeiros passos para provar que temos um negócio capaz de competir fora de Portugal fazem parte do compromisso que temos com os nossos investidores, assim como a nossa capacidade de crescer, vendendo. Mas não deixamos de ter uma noção bem clara da dimensão deste mercado e dos desafios que nos coloca, seja em termos comerciais e de estrutura organizacional, seja na capacidade financeira que a empresa precisa para executar em escala. Preparámo-nos o melhor que pudemos para este momento e agora queremos ser exímios a executar”, sinaliza André Costa.

Até ao final do ano, “o foco está em atingirmos os nossos objetivos de receita e de crescimento da comunidade”. Para 2024, os objetivos são mais ambiciosos e incluem países vizinhos do Brasil. “Queremos ter provado a nossa capacidade de executar e ter captado uma nova ronda de investimento para acelerar o crescimento nestes três mercados [Portugal, Espanha e Brasil], enquanto expandimos para outros países da América Latina.” O montante do investimento a levantar irá “depender da dinâmica do mercado, da nossa velocidade e capacidade de execução”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portuguesa Hoopers marca primeiros cestos no Brasil com empurrão da NBA

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião