Howden anuncia lançamento de serviço de telemática
"Os dados recolhidos fornecem a todos os segurados uma pontuação de comportamento de condução que os ajuda a reduzir os seus prémios na renovação", escreve a Howden em comunicado.
A Howden, corretora internacional, anunciou o lançamento de um serviço de dados telemáticos para automóveis Howden Drive no mercado de seguros do Reino Unido. A telemática é um método de monitorização de automóveis, camiões, equipamentos e outros bens, utilizando tecnologia GPS e diagnósticos a bordo (OBD) para traçar os movimentos num mapa computorizado.
Penny Searles, presidente da Howden Driving Data, aponta: “é claro que a mudança na dinâmica do mercado incentiva as seguradoras a considerar aplicativos telemáticos para ajudar a reduzir os prémios de seguro para os principais segurados.
“Com os prémios de seguro automóvel no seu ponto mais alto desde 2011 – devido à falta de capacidade e à crise do custo de vida – a apetência dos clientes pela redução dos prémios nunca foi tão grande” acrescentou o executivo.
“Estou entusiasmado por ver onde a adoção em massa da recolha e aplicação de dados telemáticos nas apólices nos levará“, concluiu Searles.
Como funciona
O corretor explicou que a Howden Drive otimiza os rácios de perdas das seguradoras e reduz o risco nas carteiras das seguradoras, utilizando mais de 10 anos de dados sobre condução e sinistros na Europa (e no Reino Unido) através da Ingenie, uma companhia que fornece seguros automóveis para aprendizes e jovens condutores.
A Howden Drive também visa o melhorar os comportamentos de condução, enviando comunicações de intervenção através de uma aplicação do cliente ligada a um sinalizador instalado no veículo.
“Os dados recolhidos fornecem a todos os segurados uma pontuação de comportamento de condução que os ajuda a reduzir os seus prémios na renovação“, escreve a Howden em comunicado.
Jon Law, diretor administrativo da Howden Driving Data, disse: “os dados recolhidos pelos nossos dispositivos e aplicações não só fornecem uma pontuação de comportamento para baixar os prémios, como também validam o conjunto de dados inicialmente fornecido na cotação para toda a vida da apólice”.
O responsável disse: “num mercado em que é frequente vermos muitos dos principais fatores de risco fornecidos no momento da cotação mudarem a meio do prazo sem que as seguradoras sejam notificadas – como a utilização profissional, o endereço mantido e o estado civil e profissional – a validação contínua destes fatores ajudará as seguradoras a cobrar o prémio certo para o risco certo”.
Um comunicado divulgado pela corretora afirma que a aplicação telemática e o sinalizador de dados foram concebidos para ajudar a reduzir os prémios de seguro para os clientes, otimizar os rácios de perdas para os corretores e seguradoras e melhorar a segurança rodoviária.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Howden anuncia lançamento de serviço de telemática
{{ noCommentsLabel }}