Maze Impact relança Maze X. Vai apoiar dez startups por ano

O Maze X investe em negócios focados nos segmentos mais vulneráveis da população que fazem face aos desafios causados pelas alterações climáticas, demográficas e digitais. Tem 1 milhão já assegurados.

Depois de dez anos a acelerar e investir em mais de 200 empresas europeias early-stage de impacto social e ambiental, a Maze Impact lança agora um novo veículo de investimento para apoiar equipas recém-formadas que se preparam para a sua primeira ronda de investimento. O MazeX investe em negócios focados nos segmentos mais vulneráveis da população que procuram fazer face aos desafios causados pelas alterações climáticas, demográficas e digitais. A Maze X planeia fazer dez investimentos por ano a partir de 2023. O montante global para o primeiro ano é de um milhão de euros e já está assegurado.

“Embora o investimento de impacto represente 18% do capital de risco europeu, existe ainda uma enorme oportunidade para investir em soluções que contribuam ativamente para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas que estão subfinanciados como a educação, a saúde mental e o futuro do trabalho. A Maze X investe em empresas recém-formadas e oferece uma abordagem prática para apoiar os empreendedores a escalarem o seu impacto”, comenta Rita Casimiro, diretora da Maze X, em comunicado.

Assegurámos financiamento para o primeiro ano — 1 milhão de euros — e, a partir de agora, estaremos continuamente a angariar fundos para os anos seguintes”, adianta fonte oficial ao ECO Trabalho.

O veículo Maze X foi lançado pela primeira vez em 2019 como um programa de aceleração de startups e, desde então, trabalhou com 29 empresas que angariaram em termos agregados 59 milhões de euros de investimento e geraram 31 milhões de euros em receitas. Metade destas empresas foi fundada por mulheres. Após esta experiência, o programa Maze X é agora relançado como um veículo de investimento.

Ao receberem investimento, as startups começam a sua jornada com um programa de apoio customizado de três meses onde irão melhorar a sua estratégia de vendas, go-to-market, angariação de investimento, e gestão do impacto. Após esse período, as startups mantém acesso vitalício à plataforma de serviços não financeiros da Maze X, que inclui diretórios de investidores, parceiros comerciais, especialistas, soluções de recrutamento, entre outros.

Embora o investimento de impacto represente 18% do capital de risco europeu, existe ainda uma enorme oportunidade para investir em soluções que contribuam ativamente para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas que estão subfinanciados como a educação, a saúde mental e o futuro do trabalho.

Rita Casimiro

Diretora da Maze X

O programa, a plataforma e a equipa da Maze X, com mais de dez anos de experiência em empreendedorismo e investimento de impacto, permite a estas equipas recém-formadas multiplicar por três a sua capacidade de execução antes da sua primeira ronda de financiamento, assegura a empresa europeia de investimento de impacto baseada em Lisboa.

A Maze X conta com o apoio do Grupo Ageas Portugal e da Fundação Ageas em Portugal, bem como de business angels como Andrea Sinclair, que foi nomeada Angel Investor of the Year pela UK Business Angels Association.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Maze Impact relança Maze X. Vai apoiar dez startups por ano

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião