Exclusivo IBM quer abrir centro de computação quântica em Portugal este ano

"Quero abrir este ano um Quantum Innovation Center em Portugal", revelou o presidente da IBM Portugal. Projeto só avança depois de a empresa inaugurar outro centro de inovação, o sexto no país.

A IBM Portugal prepara-se para instalar no país, ainda este ano, um centro de inovação na área da computação quântica, além do sexto centro de inovação que a empresa vai abrir em breve na região Centro do país. Segundo o presidente da IBM Portugal, o Quantum Innovation Center terá “uma ligação nevrálgica” ao centro de computação quântica do grupo em Poughkeepsie (EUA). Ricardo Martinho espera que o projeto ajude Portugal a dar passos nesta tecnologia emergente, tornando-se mais competitivo.

“Quero abrir este ano um Quantum Innovation Center em Portugal”, revelou o gestor português durante uma entrevista ao ECO. O plano é “criar, não só para as instituições de ensino, mas também para o ecossistema empresarial, as condições chave para começarem a ter contacto com a computação quântica e a experimentar os use cases que podem fazer a diferença”, detalhou.

De acordo com Ricardo Martinho, a IBM ainda está “à procura da melhor forma” para levar este projeto a bom porto. “Vou iniciar as minhas conversações com a parte governamental, que aqui é fundamental. A empresarial foi feita. Há interesse e investimento. Estamos a iniciar também a conversa com as instituições de ensino relevantes que possam fazer a diferença”, sublinhou o presidente da IBM Portugal.

O líder da unidade portuguesa da IBM explica que um centro com estas características “só funciona se for uma rede completa”, envolvendo Governo, administrações locais e universidades, com uma visão comum para colocar Portugal no mapa da computação quântica. “Isto tem de estar ligado a um conjunto de instituições de ensino, que são elas que, tipicamente, fazem depois a gestão do centro”, acrescentou.

“Agora, tem de haver uma vontade e tem de se dar o primeiro passo. O primeiro passo vai ser dado em 2023: vamos abrir este Quantum Innovation Center em 2023, sim ou sim? Esperaria era que isto tivesse uma grande aceitação e que fosse uma causa comum. Não tem nada a ver com a IBM. Isto é mais do que ser a IBM”, frisou Ricardo Martinho.

O gestor não revelou quanto é que a IBM Portugal tem para investir neste centro, nem qual será a localização. Quanto a recursos humanos, disse apenas que será necessário “contratar muitas pessoas”, embora a IBM conte também com a ligação às universidades e às empresas para que “dediquem recursos a esta iniciativa”.

Ao nível do calendário, a abertura do Quantum Innovation Center em Portugal acontecerá sempre após a IBM inaugurar o sexto centro de inovação tecnológica em Portugal, depois das unidades que tem vindo a instalar ao longo dos últimos anos em Tomar, Viseu, Fundão, Portalegre e Vila Real. O responsável confirmou que esse sexto polo descentralizado da IBM em Portugal será na zona Centro do país, mas não quis adiantar ainda qual o município selecionado.

“Espero que possamos anunciar muito em breve essa abertura. Vai ser em 2023, como tínhamos estabelecido. Temos tudo pronto do nosso lado. Temos as coisas já estabelecidas internamente e agora estamos a ultimar com as outras entidades”, declarou Ricardo Martinho na mesma entrevista, quando questionado acerca dos planos para abrir um sexto centro, noticiados pelo Jornal de Negócios em novembro de 2022. O objetivo é contratar entre 150 a 200 pessoas, apesar de o gestor reconhecer que há uma escassez de talento disponível no mercado.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

IBM quer abrir centro de computação quântica em Portugal este ano

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião