Blinken assinala Dia de Portugal e destaca “relacionamento forte”

  • Lusa
  • 12 Junho 2023

"Os EUA apreciam a relação duradoura com Portugal e os nossos valores nacionais partilhados. Celebramos a nossa colaboração crítica em defesa, prosperidade económica", disse Blinken.

O secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, felicitou esta segunda-feira o povo português pela celebração do Dia de Portugal em 10 de junho e destacou o “relacionamento forte” entre os dois países em campos como defesa e economia.

Os Estados Unidos apreciam a relação duradoura com Portugal e os nossos valores nacionais partilhados. Celebramos a nossa colaboração crítica em defesa, prosperidade económica, intercâmbio cultural e face aos desafios das mudanças climáticas”, disse Blinken num comunicado divulgado a propósito do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.

“Apreciamos o importante papel de Portugal na promoção da segurança e estabilidade na região atlântica e além, como um aliado da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO) e um parceiro para enfrentar os desafios globais”, acrescentou.

Ainda de acordo com o chefe da diplomacia norte-americana, os Estados Unidos “recordarão sempre que Portugal foi um dos primeiros países a reconhecer” a sua independência, sublinhando que o relacionamento entre ambos os países “tem sido forte desde então”.

Os Estados Unidos enviam os seus mais calorosos votos ao povo de Portugal (…). Comemoramos com a confiança de que os nossos países continuarão amigos e aliados por muitos anos”, concluiu.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Blinken assinala Dia de Portugal e destaca “relacionamento forte”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião