ChatGPT mexe nas escolas de economia e gestão. Na Nova SBE já está a mudar forma de avaliar

Ainda que as escolas estejam ainda a tentar descobrir as implicações do ChatGTP no ensino, é já possível reconhecer a que poderá ser a mais óbvia: a forma de avaliar os estudantes.

Apesar de ainda a avaliar as implicações do uso do ChatGTP no ensino superior, as universidades estão preocupadas com o seu impacto nos modelos de avaliação mais tradicionais. A Nova SBE já procedeu a algumas mudanças nesse campo, reduzindo o tempo de apresentação de uma tese e aumentando o tempo de discussão da mesma.

“Não existe uma maneira tecnicamente viável de perceber se um texto foi escrito pelo ChatGPT ou por uma pessoa. (…) Claro que isto levanta enormes desafios para as universidades. Temos de avaliar alunos e, tradicionalmente, quando eles submetem um relatório ou teses, avaliamos lendo aquilo que escreveram”, começa por explicar Pedro Oliveira, dean da Nova School of Business and Economics (Nova SBE), durante a sua intervenção na talk “Escolas de gestão nacionais no top mundial. E agora?”, organizada pelo Trabalho by ECO.

 

“Na defesa de uma tese, por exemplo, temos de passar mais tempo na defesa do que a ler a tese. Deixou de ser tão importante aquilo que o aluno nos apresenta por escrito e passou a ser mais importante o sentido crítico do aluno a defender um qualquer argumento. Curiosamente, já está a aumentar o poder da oralidade”, defende.

Talk "Escolas de Gestão Nacionais no Top Mundial. E agora?" - 14JUN23
Pedro Oliveira, dean da Nova SBEHugo Amaral/ECO

Na prática, a escola de economia e gestão portuguesa diz ter já reduzido o tempo que os alunos costumavam passar na apresentação de uma tese e, ao mesmo tempo, aumentado o tempo dedicado à discussão da mesma. O objetivo é acomodar os impactos do ChatGPT na avaliação dos estudantes e comprovar que os argumentos apresentados são, de facto, do aluno, e não de um robô.

João Duque, dean do ISEG – Lisbon School of Economics and Management, admite que a escola está a tenar explorar esta de ferramenta de forma a perceber o seu impacto. A implicação mais óbvia já consegue ser, contudo, adivinhada: “a alteração na forma de avaliar e de acompanhar o estudante”.

“Quando eu começo a ter alguma dificuldade em perceber aquilo que é da pessoa face àquilo que é a criação da inteligência artificial, tenho de investir cada vez mais tempo na relação professor-aluno. Essa é que vai ser uma alteração muito profunda, até porque vai ter um preço. Vai ter um custo enorme, e eu não sei se a estrutura que suporta o ensino superior em geral ou as famílias estão disponíveis para pagar“, prevê.

Talk "Escolas de Gestão Nacionais no Top Mundial. E agora?" - 14JUN23
João Duque, dean do ISEGHugo Amaral/ECO

Perante esta perspetiva, Pedro Oliveira recorda, contudo, que também “os próprios professores poderão beneficiar do ChatGPT”. Esta ferramenta que nos torna quase “super humanos” pode libertar os docentes de tarefas mais rotineiras, por exemplo, dando-lhes mais tempo para se dedicarem a outro tipo de exigências.

O potencial para criar valor “com a sua inteligência”

Lançado em dezembro do ano passado, em apenas dois meses, o ChatGPT alcançou mais de 100 milhões de utilizadores ativos mensais. Não só os alunos, mas também os professores experimentaram, e muitos ainda se socorrem desta ferramenta que utiliza inteligência artificial sofisticada no contexto profissional. Algo que Filipe Santos vê com bons olhos, e até incentiva.

“No fundo, o que as escolas de economia e gestão fazem é ajudar os alunos a pensar, compreender a complexidade do mundo e ajudá-los a tomarem decisões que sejam éticas. (…) Ter uma ferramenta destas, que faz muito do trabalho de base e que liberta tempo ao decisor para tomar decisões e construir em cima disso, é fundamental“, argumenta o dean da Católica Lisbon School of Business and Economics.

Talk "Escolas de Gestão Nacionais no Top Mundial. E agora?" - 14JUN23
Filipe Santos, dean da Católica-LisbonHugo Amaral/ECO

E vai ainda mais longe: “Quem aprender a usar bem o ChatGPT vai ter ferramenta de produtividade enorme para conseguir criar valor com o seu trabalho e com a sua inteligência. Quem resistir, vai ficar rapidamente para trás”.

Assista à discussão sobre o ChatGPT na talk “Escolas de gestão nacionais no top mundial. E agora?” aqui.

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