Mariana França Gouveia integra a VdA como sócia
Mariana França Gouveia saiu da PLMJ este mês, onde estava como sócia da área de Resolução de Litígios. Entre setembro de 2018 e outubro de 2022 foi diretora da Nova School of Law.
Mariana França Gouveia é a nova sócia da Vieira de Almeida. Mariana França Gouveia saiu da PLMJ este mês, onde estava como sócia da área de Resolução de Litígios. A VdA integra a advogada como sócia da área de Prática de Contencioso & Arbitragem.
Mariana França Gouveia é doutorada em Direito. A sua área de especialização incluiu, para além do Direito Processual Civil, a Resolução Alternativa de Litígios, a Arbitragem e a Mediação. Neste âmbito criou e dirige o NOVA Dispute Resolution Forum, um centro de conhecimento que investiga e forma nas matérias do Processo Civil e Resolução Alternativa de Litígios.
Entre setembro de 2018 e outubro de 2022 foi a Diretora da NOVA School of Law.
Na sua carreira, destaca-se como advogada e árbitra em processos arbitrais domésticos e internacionais, com sedes em diversos lugares do mundo e nas mais importantes instituições arbitrais. Dedica-se ainda e a lecionação e investigação académicas, com trabalhos reconhecidos na área da Justiça e da Resolução Alternativa de Litígios.
João Vieira de Almeida, senior partner da VdA avançou que “a vinda da Mariana França Gouveia para a VdA é motivo de enorme orgulho e satisfação, pelas suas qualidades pessoais e pela reconhecida experiência e reputação na área que vem desenvolver”.
Para Mariana França Gouveia “é um privilégio e uma enorme alegria juntar-me a uma equipa de excelência como a VdA, para fortalecer a área da arbitragem. A arbitragem é uma área da litigância de enorme exigência e a VdA é sem dúvida o local ideal para continuar a desenvolver um projeto capaz de servir os clientes ao mais alto nível, tanto em Portugal como em qualquer parte do mundo”.
A sua carreira divide-se entre a gestão, ensino e investigação académicas, com trabalhos na área da Justiça (em especial Justiça Económica, FFMS, 2012) e da Resolução Alternativa de Litígios (em especial, Curso de Resolução Alternativa de Litígios, Almedina, 2014) e a prática como advogada e árbitra, em complexos processos arbitrais domésticos e internacionais.
Foi assessora jurídica da Unidade de Mediação e Acompanhamento de Conflitos de Consumo, fundada pela Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa e pelo Instituto do Consumidor, de Julho de 2001 a Junho de 2003. E coordenadora da Unidade de Mediação e Acompanhamento de Conflitos de Consumo, fundada pela Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa e pelo Instituto do Consumidor, de Fevereiro de 2004
a Maio de 2006.
Fez o estágio de advocacia ia na sociedade Soares Machado, Andrade Ramos, Athayde de Tavares & Associados, entre setembro de 1997 e Maio de 1999. Foi também assessora da Ministra da Justiça entre Maio e Outubro de 2002, consultora do Gabinete de Política Legislativa e Planeamento do Ministério da Justiça de Novembro de 2002 e Janeiro de 2004, diretora do Gabinete de Auditoria e Modernização do Ministério da Justiça, de Fevereiro de 2004 a Janeiro de 2005.
Passou a consultora da sociedade de advogados Soares Machado & Associados em Outubro de 2006 e membro do Conselho de Prática Arbitral da Associação Portuguesa de Arbitragem, em Novembro de 2009. Esteve como consultora da SRS Advogados (à data com este nome) desde Outubro de 2010 e vogal do Conselho do Centro de Arbitragem Comercial da Câmara de Comércio e Indústria desde Maio de 2012.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Mariana França Gouveia integra a VdA como sócia
{{ noCommentsLabel }}