Petróleo cai quase 4% depois da subida de juros do Banco de Inglaterra
Subida inesperada das taxas de juro em Inglaterra poderá levar a problemas na economia e, por consequência, menor procura pelo "ouro negro", temem investidores.
Os preços do petróleo estão a cair perto de 4% nos mercados internacionais. Os investidores temem uma menor procura pelo “ouro negro” porque o Banco de Inglaterra anunciou nesta quinta-feira uma subida das taxas de juro acima das expectativas. Receia-se que a situação gere problemas na economia e que, por consequência, haja menor procura.
Pelas 20h11, hora de Lisboa, o barril de Brent, de referência para as importações europeias, descia 3,84%, para 74,16 dólares; o WTI, de referência para os Estados Unidos, cedia 4,19%, fixando-se nos 69,49 dólares.
O Banco de Inglaterra anunciou uma subida da taxa de juro de referência em 50 pontos base, para 5%, acima das expectativas do mercado, para tentar conter os efeitos da inflação. A situação gerou alarme perante os investidores, que na sessão anterior estavam a apostar no petróleo por conta da subida das cotações do milho e da soja para produção de biocombustíveis.
A decisão do Banco de Inglaterra está a ter muito mais influência no pensamento dos investidores do que a diminuição das reservas de petróleo dos Estados Unidos: caíram 3,8 milhões de barris na última semana quando antecipava-se um aumento de 300 mil barris, segundo os especialistas consultados pela agência Reuters.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Petróleo cai quase 4% depois da subida de juros do Banco de Inglaterra
{{ noCommentsLabel }}