Espanha cresceu 0,6% no primeiro trimestre à boleia da procura externa e do investimento

O PIB espanhol superou a expectativas e fechou o primeiro trimestre com um crescimento de 0,6%, face ao trimestre anterior. Procura externa foi a principal responsável por este desempenho.

A economia espanhola registou um crescimento de 0,6% no primeiro trimestre, um aumento de um ponto percentual face aos três meses anteriores, período em que o crescimento do PIB se situou nos 0,5%, de acordo como os dados divulgados esta sexta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) espanhol. Os resultados superam as previsões avançadas a 28 de abril, quando se antecipava uma subida de 0,5% entre janeiro e março.

Segundo o INE espanhol, a variação homóloga do PIB foi de 4,2% — superior à previsão de 3,8% –, face aos 3,1% no trimestre anterior. Estes números afastam Espanha de uma recessão técnica, entendida como dois trimestres de crescimento negativo.

Segundo o INE, a procura externa, que contribuiu em 2,8 pontos para o crescimento da economia (mais 0,9 pontos percentuais face ao trimestre anterior) foi o principal contribuidor para este desempenho, superando a procura interna, que acumulou 1,4 pontos. Igualmente positivo foi o contributo do investimento (Formação Bruta de Capital Fixo). O investimento cresceu 1,8%, após dois trimestres de evolução negativo, enquanto as exportações aumentaram 5,7% (no trimestre anterior sofreram uma contração de 1%). O saldo comercial é positivo já que as importações cresceram 2,6%, após uma queda de 4,4% no quarto trimestre.

Na segunda-feira, recorda o Cínco Dias, o Banco de Espanha melhorou as suas previsões para a economia espanhola, tendo em conta os dados conhecidos ao longo dos primeiros seis meses deste ano. Os principais fatores que contribuíram para esta melhoria foram a descida dos preços do gás e, consequentemente, dos preços da eletricidade, a evolução positiva da economia mundial, os progressos na resolução de dificuldades nos processos de produção, a estabilização dos mercados financeiros após a turbulência de março, bem como um maior dinamismo dos setores ligados às atividades turísticas.

O banco central espanhol prevê que o segundo trimestre mantenha o mesmo ritmo e antecipa um crescimento do PIB de cerca de 0,6% em cadeia, tendência que poderá manter-se ao longo da segunda metade do ano.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Espanha cresceu 0,6% no primeiro trimestre à boleia da procura externa e do investimento

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião