Crédito de 500 milhões para projetos verdes tem foco em Portugal e Espanha
Acordo entre o BEI e Bankinter, envolvendo empréstimos de 500 milhões de euros para o financiamento de projetos verdes, prevê que metade dos projetos financiados se localizem em Portugal e Espanha.
Projetos verdes levados a cabo por pequenas e médias empresas (PME), pelas chamadas midcaps ou até por indivíduos poderão recorrer a empréstimos junto do Bankinter que, com o apoio do Banco Europeu de Investimento, disponibiliza 500 milhões de euros. Portugal e Espanha têm direito a 50% do “bolo” total.
O Banco Europeu de Investimento (BEI) subscreveu uma dívida de 250 milhões de euros do Bankinter, numa operação que permitirá a este banco mobilizar até 500 milhões de euros em empréstimos, anunciam estas instituições esta segunda-feira.
“Uma proporção significativa dos projetos (50%) deverão localizar-se nas regiões europeias de coesão, em Espanha e Portugal” — isto é, regiões com um produto interno bruto per capita abaixo da média da União Europeia (UE) — de forma a promover um “crescimento equitativo”.
Na visão do vice-presidente do Banco Europeu de Investimento, Ricardo Mourinho Félix, as pequenas e médias empresas são “essenciais” para criar riqueza e emprego nas economias portuguesa e espanhola. A CEO do Bankinter, María Dolores Dancausa, espera que estes fundos permitam às empresas melhorar a sua eficiência energética e transitar para modelos de negócio mais sustentáveis.
20% dos fundos destinam-se a suportar investimentos na eficiência energética, assinala ainda em comunicado enviado à imprensa. “As melhorias ao nível da eficiência energética vão focar-se na construção de edifícios ‘quase-zero’ em termos de energia [com alto desempenho energético] e na renovação do parque existente”, lê-se na nota.
Projetos apresentados por indivíduos, associações de moradores e promotores imobiliários são igualmente elegíveis para este financiamento, sendo que instalações fotovoltaicas para edifícios residenciais também estão cobertas por estes fundos.
Pretende-se que os projetos financiados estejam alinhados com os objetivos do programa europeu RepowerEU, o qual visa eliminar a dependência energética da Europa perante os combustíveis fósseis que importa.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Crédito de 500 milhões para projetos verdes tem foco em Portugal e Espanha
{{ noCommentsLabel }}