Floene reforça estrutura executiva. Miguel Faria é o novo COO
A par da entrada do profissional português, Satoshi Kanomata ingressa também na companhia, para assumir o cargo de chief strategy officer.
Miguel Faria é o novo chief operating officer (COO) da Floene, reforçando a equipa de gestão da distribuidora de gás. A par da entrada do profissional português, Satoshi Kanomata ingressa também na companhia, para assumir o cargo de chief strategy officer (CSO). Os profissionais permitirão reforçar o processo de descarbonização das redes de gás em Portugal e acelerar a introdução dos gases renováveis no mix energético nacional.
“O racional deste reforço da equipa com dois novos quadros deve-se ao processo de transformação energética em curso, em Portugal e no mundo, e no qual a Floene é exemplo internacional ao operar já uma rede de gás com a distribuição de hidrogénio”, comenta Gabriel Sousa, CEO da Floene.
“Os desafios sociais, tecnológicos e financeiros que todos enfrentamos são imensos e, para continuarmos a atingir novas metas, precisamos de reforçar as nossas competências e o nosso conhecimento, seja através da formação contínua dos nossos quadros, seja através da identificação de profissionais de elevada experiência, como é o caso do Satoshi Kanomata e do Miguel Faria”, acrescenta o líder, citado em comunicado.
Miguel Faria assume como COO, após seis anos na The Navigator Company, onde desempenhou funções como diretor industrial e diretor de inovação e gestão Lean. Antes, foi head of strategy, M&A and new business na Suzano Papel e Celulose, onde ingressou em 2014, vindo da Votorantim Cimentos, durante a sua presença no Brasil.
Licenciou-se em Engenharia Civil pelo Instituto Superior Técnico (IST), em 2003, e, em 2006, concluiu uma pós-graduação em Política de Engenharia e Gestão de Tecnologia, também no IST. Mais tarde, realizou também um MBA no Insead, França.
Já Satoshi Kanomata, que assume como CSO da Floene, assumia essas funções, acumulando com as de CFO, desde 2011, na Biowatt Facilities Management, empresa especializada em biogás e biometano que opera no Reino Unido. Antes disso, foi responsável pela Unidade de Projeto de Infraestruturas na Marubeni Europe, como diretor sénior de desenvolvimento e como diretor-geral.
Satoshi Kanomata entrou para a Marubeni em 1990, depois de se formar na Universidade de Keio, e tem uma vasta experiência no desenvolvimento de projetos de instalações industriais e negócios de economia circular.
A Floene tem em curso o projeto piloto “A Energia Natural do Hidrogénio”, no Seixal, onde injeta já hoje 12% de hidrogénio verde na rede de gás que abastece cerca de 80 clientes da rede residencial e industrial deste concelho e tem recebido, também, vários pedidos para a injeção de hidrogénio e biometano na sua rede, um pouco por todo o país.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Floene reforça estrutura executiva. Miguel Faria é o novo COO
{{ noCommentsLabel }}