Inteligência artificial nos departamentos de RH? Seis vantagens que explicam a sua aplicação
Maior objetividade no recrutamento, análise de desempenho, automatização do processamento salarial e crescimento da produtividade são algumas das mais-valias apontadas.
O lançamento do ChatGPT, em novembro de 2022, acelerou a discussão em redor da inteligência artificial (IA) e das suas possíveis aplicações. Da saúde à sustentabilidade, vários setores de atividades estão já a olhar para esta tecnologia, experimentando e procurando entender os benefícios da sua adoção. Os departamentos de recursos humanos não são exceção. Do processamento e gestão salarial até à monitorização do desempenho, passando ainda pelo processo de acolhimento de novos colaboradores, as vantagens da inteligência artificial nos RH são diversas.
“A inteligência artificial está cada vez mais presente na transformação das empresas e no modo como operam. Na área dos recursos humanos, a utilização da IA veio tornar mais eficiente a análise massiva de dados e otimizar muitas das tarefas diárias”, comenta a Seresco, especialista em processamento salarial.
Há seis aspetos em que a implementação da IA pode beneficiar mais o trabalho das equipas de recursos humanos.
1. Maior objetividade no recrutamento
“As ferramentas baseadas em IA permitem efetuar uma filtragem de currículos centrada nos aspetos essenciais do candidato para a vaga a preencher, reduzindo assim o tempo de uma das tarefas mais morosas num processo de recrutamento“, explica a Seresco.
Além disso, “permitem eliminar a subjetividade dos processos de seleção, uma vez que, através da triagem das competências dos candidatos, a solução tecnológica seleciona aqueles que melhor se enquadram no padrão de pesquisa estabelecido”, sustenta a empresa, em comunicado.
2. Apoio ao onboarding
Terminado o processo de recrutamento, é preciso integrar os novos colaboradores. Nesta fase, essencial no trabalho dos profissionais de RH, a IA pode dar uma valiosa ajuda no sentido de tornar o processo mais simples e personalizado.
A inteligência artificial pode encarregar-se de executar tarefas como a verificação dos documentos do novo colaborador, a realização da formação de acolhimento e o desempenho de funções administrativas, entre as quais o fornecimento de um ID e acessos ao hardware e software da empresa.
Outros exemplos da sua aplicação poderiam ser o envio de uma mensagem de correio eletrónico a dar as boas-vindas ao novo colaborador e que forneça ligações para documentos, ferramentas de comunicação interna e um calendário para a marcação de reuniões relacionadas com o processo de integração. “Uma mensagem SMS pode dar seguimento à abertura da mensagem de correio eletrónico, recordando ao colaborador as tarefas concluídas e as que ainda estão pendentes. Uma mensagem de boas-vindas também pode aparecer no canal de comunicação interna (como o Slack), convidando o novo membro da equipa a marcar um almoço de equipa e ajudando-o a agendá-lo”, sugere ainda a Quartz (acesso condicionado, conteúdo em inglês).
Os chatbots dotados de IA podem, assim, orientar os novos colaboradores ao longo do processo de integração, respondendo a perguntas e fornecendo informações e sugestões.
3. Monitorização do desempenho dos colaboradores
Outra vertente muito importante quando se fala em possibilidades e benefícios da aplicação de IA tem a ver com a monitorização, neste caso da atividade e do desempenho dos colaboradores.
Estes dados podem oferecer pistas aos gestores de talento valiosos sobre, por exemplo, o nível de satisfação da sua equipa. Um indicador especialmente importante para atuar de forma a minimizar a rotatividade dentro da organização.
4. Automatização do processamento salarial
A inteligência artificial permite também desenvolver um assistente virtual que apoie o processamento de salários, corrigindo, prevendo e evitando erros que, muitas vezes, implicam custos e tempo para as empresas.
“Isto é conseguido através de algoritmos que analisam dados históricos do processamento dos salários para detetar, classificar e corrigir anomalias, e da aprendizagem automática, baseando-se em informações de erros passados para apoiar as suas previsões. Estes sistemas asseguram uma gestão adequada dos salários através da deteção precoce e da correção automática de erros, bem como da avaliação e auditoria contínuas dos dados introduzidos”, detalha a Seresco.
A Quartz acrescenta ainda a possibilidade de automatizar outro tipo de pagamentos, recordar membros de equipa de apresentarem despesas para reembolsos ou distribuir os formulários fiscais anuais.
5. Sistemas de resposta automática
Na vertente da conversação, a inteligência artificial desempenha um papel “fundamental”, permitindo a criação de novos canais de comunicação e pontos de interação, destaca a Seresco.
“Isto faz com que o serviço proporcionado se concentre na compreensão da linguagem natural e da voz, facilitando interações quase humanas em todos os canais, quer sejam assistidos ou de autosserviço, e que permitem responder às questões recorrentes dos colaboradores”, continua a empresa.
6. Aumento da produtividade
Encarregando-se das tarefas rotineiras e monótonas, a IA liberta as pessoas para que se concentrem nas tarefas de maior valor, nomeadamente as tarefas mais criativas e complexas.
“A disponibilização de sistemas que integram um elevado nível de automatização permite às equipas de RH assumir o papel de consultores estratégicos“, resume a Seresco. “Estes profissionais passam a centrar-se apenas nas tarefas ou questões que necessitam efetivamente das suas competências“, conclui.
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