Tesla bate recorde de entregas no segundo trimestre com ajuda dos cortes nos preços

  • Joana Abrantes Gomes
  • 3 Julho 2023

A fabricante norte-americana de veículos elétricos liderada por Elon Musk superou as previsões dos analistas ao entregar 466 mil automóveis entre abril e junho.

A Tesla entregou um recorde de 466 mil automóveis no segundo trimestre deste ano, na sequência dos cortes de preços que fez para estimular a procura, noticia o Financial Times. O número equivale a aumentos de 10,4% face aos três meses anteriores e de 83,5% face ao mesmo período de 2022.

Do Model 3 e do Model Y foram entregues, no seu conjunto, 446.915 carros, enquanto o Model S e o Model X totalizaram 19.225 entregas.

A fabricante norte-americana de veículos elétricos tinha estabelecido o objetivo de aumentar o volume de entregas, em média, 50% ao ano. Não só superou este objetivo como também a previsão média dos analistas, que apontava para 455.000 entregas.

Em janeiro, a Tesla anunciou um corte nos preços para fazer crescer a procura. “Um grande número de pessoas quer comprar um carro Tesla, mas não tem dinheiro para o comprar”, justificou, na altura, o CEO da empresa, Elon Musk, prevendo entregas de até dois milhões de veículos este ano — em comparação com 1,3 milhões em 2022.

Os cortes de preços [foram] uma jogada de poker inteligente para a Tesla e estão a pagar grandes dividendos no terreno, especialmente no mercado da China“, disse Dan Ives, analista da Wedbush Securities. “A Tesla continua a jogar xadrez enquanto outras empresas de veículos elétricos jogam damas e este foi mais um trimestre de troféus para Musk e companhia”, acrescentou, citado pelo The Guardian.

O valor de mercado das ações da Tesla superou 820 mil milhões de dólares na passada sexta-feira. Embora abaixo do seu recorde histórico de mais de um bilião de dólares, é, ainda assim, significativamente mais elevado do que o de qualquer outro fabricante automóvel.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Tesla bate recorde de entregas no segundo trimestre com ajuda dos cortes nos preços

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião