Marcelo: Governo sacrificou investimento público pelo défice

  • Marta Santos Silva
  • 27 Abril 2017

O Presidente da República afirma que, "um pouco como o Governo anterior", o Executivo de António Costa optou por cumprir as metas europeias reduzindo o investimento público, e pede mais crescimento.

O Presidente da República assumiu esta quinta-feira que o Governo de António Costa optou por “sacrificar” o investimento público para cumprir as metas orçamentais europeias, numa entrevista à Antena 1. Marcelo Rebelo de Sousa afirmou que, “um pouco como o Governo anterior”, o Executivo de António Costa optou “por sacrificar investimentos públicos”.

A entrevista do Presidente da República a Maria Flor Pedroso, emitida esta manhã pela Antena 1, esclarece ainda que Marcelo Rebelo de Sousa já não se preocupa tanto com os problemas da banca, que há pouco mais de um mês eram a sua principal prioridade, por estarem a ser “paulatinamente” resolvidos, nomeadamente os da venda do Novo Banco e da remodelação da supervisão bancária, com o foco agora no crescimento.

Para Marcelo Rebelo de Sousa, a travagem no investimento público era inevitável devido à mudança de Governo, e foi ainda necessária para “se chegar ao défice a que se chegou. (…) Isso parece evidente”, afirmou. Agora, no entanto, Marcelo Rebelo de Sousa acredita que a situação se deve inverter. A importância do investimento para o Presidente da República é especialmente grande numa altura em que o país precisa de continuar a crescer, tanto para sustentar as finanças públicas equilibradas como para melhorar as situações de natureza social, afirma.

A questão do investimento tem estado no centro do debate político, com Pedro Passos Coelho a acusar ontem o primeiro-ministro de ter posto um travão nesta área como “variável de ajustamento económico”. António Costa defendeu-se com “um problema grave de transição de quadros comunitários, que fez com que o investimento tivesse sofrido uma redução significativa”, e assinalou ainda melhorias no investimento privado.

No entanto, uma coisa é certa: na mais recente elencagem do Fundo Monetário Internacional (FMI) dos países desenvolvidos mostra Portugal no fundo da tabela do investimento público e privado: piores, só a Grécia e Porto Rico.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Marcelo: Governo sacrificou investimento público pelo défice

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião