Sindicatos convocam conjunto de greves na Portway em julho e agosto
O anúncio foi feito esta quarta-feira através do SITAVA, SINDAV, STHA e SIMAMEVIP. Em causa está a forma de cálculo do pagamento dos feriados em escala.
Um grupo de quatro sindicatos da Portway convocou uma greve total nos dias 30 e 31 de julho e 5 e 6 de agosto. Será ainda feita greve a todo o trabalhado suplementar a partir de 19 de julho, bem como em feriados a partir de 1 de agosto, ambas “por tempo indeterminado”. O anúncio foi feito esta quarta-feira através do SITAVA, SINDAV, STHA e SIMAMEVIP, sindicatos da empresa do grupo Vinci que presta serviços de assistência em terra nos aeroportos portugueses. Em causa está a forma de cálculo do pagamento dos feriados em escala.
“É sabido que, depois de oito meses de aplicação do AE2020 [Acordo de Empresa em 2020], entendeu a empresa, unilateralmente, alterar a forma de cálculo do pagamento dos feriados em escala, ao arrepio do espírito que havia sido acordado (alteração do coeficiente 1,50 para 0,50)“, acusam os sindicatos, em comunicado.
Segundo o SITAVA, SINDAV, STHA e SIMAMEVIP, o Acordo de Empresa dispõe que “o trabalho prestado em dia feriado, que seja dia normal de trabalho, dará direito a um acréscimo de 50% da retribuição correspondente.”
“Desde a primeira hora que estes quatro sindicatos procuraram, das mais variadas formas, que a Portway reconhecesse a nossa razão e voltasse ao pagamento de acordo com o espírito negocial”, continuam. Entendo que a Portway/Vinci não está a “prosseguir um caminho de diálogo, provocando uma situação de conflito, dando aos trabalhadores todos os argumentos para lutarem pelos seus direitos, designadamente por trabalho digno e com direitos”, os sindicatos avançaram para o pré-aviso de greve.
Além disso, o SITAVA, SINDAV, STHA e SIMAMEVIP acusam a Portway de estar “a direcionar os seus trabalhadores a filiarem-se numa determinada organização”, que não estes sindicatos. Algo que consideram “absolutamente inqualificável”.
“Não resta outra alternativa que não seja: greve a todo o trabalho suplementar a partir de 19 de julho e por tempo indeterminado; greve ao trabalho em dia feriado que seja dia normal de trabalho, a partir de 1 de agosto e por tempo indeterminado; e greve total nos dias 30 e 31 de julho, 5 e 6 de agosto“, anunciam.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Sindicatos convocam conjunto de greves na Portway em julho e agosto
{{ noCommentsLabel }}