Governo aberto a facilitar acesso a benefício fiscal a empresas que subam salários
CIP defendeu que as empresas que aumentem os salários beneficiem da majoração de 50% em IRC, mesmo que o valor do aumento não esteja referido nos acordos de contratação coletiva.
O Governo está disponível para, em 2024, alterar o acesso ao benefício fiscal em IRC às empresas que aumentem salários acima do previsto no acordo de rendimentos (4,8%), admitiu Miguel Fontes, secretário de Estado do Trabalho, à saída da Concertação Social.
A CIP defendeu que o benefício fiscal em IRC deve ser acessível às empresas que, embora tenham aumentado salários em linha ou acima do que está no acordo, não o refiram nos respetivos contratos de contratação coletiva, uma exigência do acordo de rendimentos, tendo o Governo se mostrado disponível para acolher esta proposta.
“O Governo mostrou abertura, porque valoriza o diálogo social”, disse Miguel Fontes, quando questionado sobre a recetividade do Executivo a fazer a correção desta situação, citado pela Lusa.
Essa questão “não foi possível ficar na interpretação de 2023, mas há abertura do Governo […] para poder aprimorar essa mesma redação, de modo a atender a situações que não estavam previstas”, sendo aplicada apenas em 2024.
O acordo de rendimentos, assinado em outubro na Concertação Social, define aumentos salariais de 5,1%, em 2023, e de 4,8%, em 2024, e prevê uma majoração de 50% em IRS dos custos (remuneração fixa e contribuições sociais) decorrentes desse aumento salarial para as empresas.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Governo aberto a facilitar acesso a benefício fiscal a empresas que subam salários
{{ noCommentsLabel }}